Jornalista do 'The Washington Post' libertado em troca de prisioneiros com o Irão
O jornalista do The Washington Post foi libertado durante a manhã deste sábado, juntamente com outros três cidadãos norte-americanos. Jason Rezaian tinha sido capturado pelas forças iranianas em julho de 2014. Acusado de espionagem e disseminação de "propaganda contra o governo", foi condenado, em novembro do ano passado, à prisão.
De acordo com a agência de notícias iraniana Fars, esta libertação faz parte de uma troca por seis irano-americanos detidos nos Estados Unidos.
[artigo:4897056]
A decisão da justiça do Irão de condenar Jason Rezaian levantou, ao longos destes meses, ondas de indignação, especialmente por parte da publicação norte-americana para onde o repórter trabalhava. "É uma injustiça ultrajante", frisou o diretor executivo do Post, Martin Baron, em comunicado oficial no final do ano passado. "O Irão agiu inconscientemente durante este julgamento, mas nunca ao nível desta insustentável decisão por parte de um tribunal revolucionário, que condenou um jornalista inocente por graves crimes após uma investigação conduzida em segredo, sem provas de qualquer atitude errada."
[artigo:4521744]