Embaixadora da ONU: Facebook impede um mundo melhor

Samantha Power falou aos alunos de Yale denunciando as redes sociais, que não desafiam os preconceitos dos utilizadores
Publicado a
Atualizado a

Samantha Power, embaixadora dos Estados Unidos da América na ONU, foi convidada para discursar perante os finalistas da prestigiada universidade norte-americana de Yale, e acabou por surpreender a audiência ao tocar num ponto fulcral para os jovens: as redes sociais.

Durante a intervenção, Power abordou a necessidade de olhar para o mundo e seus problemas de perspetivas diferentes, deixando um alerta: a forma como as redes sociais adequam os conteúdos que mostram aos gostos de cada utilizador está a impedir-nos de olhar para o planeta pelos olhos dos outros, mantendo-nos sempre longe do contraditório.

[youtube:Ch-1m-5Ud_Q]

A embaixadora refere que devido aos algoritmos usados pelo Twitter, Facebook e motores de busca que se baseiam no histórico de pesquisas, "as nossas grandes fontes de informação são cada vez mais desenhadas para refletirem de volta o mundo como já o vemos".

Samantha Power recupera mesmo uma frase do presidente norte-americano John F. Kennedy, em 1962, para dizer que "gostamos do conforto da opinião sem o desconforto do pensamento", incentivando os alunos a libertarem-se das "câmaras de eco" para pensarem por si.

Diário de Notícias
www.dn.pt