Quarta edição do Porto/Post/Doc terá foco sobre "arquivo e pós-memória"

O festival de cinema documental Porto/Post/Doc, que decorre no Porto de 28 de novembro a 03 de dezembro, anunciou hoje que a quarta edição terá um foco "no arquivo e na pós-memória".

O festival portuense, que tem direção de Dario Oliveira, Daniel Ribas e Sérgio Gomes, regressa ao Teatro Rivoli e ao Passos Manuel com um programa específico, criado em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, para exibir "filmes recentes que utilizam material de arquivo, aprofundando um debate sobre a memória e sobre o passado", explica em comunicado hoje divulgado.

Além da utilização de material de arquivo como "meio de produção de novas narrativas documentais", o programa centra-se ainda "na utilização do arquivo como meio de ativar uma pós-memória, isto é, uma análise crítica feita por novos realizadores que não presenciaram os factos de que se ocupam".

O ciclo será uma parceria com o projeto do CES intitulado "Memoirs: Filhos de Império e pós-memórias europeias", e tem como filmes já confirmados "Ejercicios de memoria", da paraguaia Paz Encina, "Cuatreros", da argentina Albertina Carri.

O festival garante ainda que contará com "vários filmes portugueses", entre eles "Spell Reel", de Filipa César, sobre o cinema da Guiné-Bissau depois da independência do país africano, e "curtas-metragens de José Miguel Ribeiro e Raquel Schefer".

Além do programa especial, paralelo à seleção oficial de competição, também o Fórum do Real, programa de palestras e debate associado ao Porto/Post/Doc, será dedicado ao mesmo tema.

Entre os participantes confirmados estão o escritor Paulo Faria, o crítico argentino Jorge La Ferla ou o diretor do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, Tiago Baptista, para além das realizadoras dos filmes já confirmados, entre outros nomes.

A competição internacional contará com 12 filmes, com as inscrições abertas até setembro, e regressam as secções paralelas, como os projetos educativos, o ciclo Transmission, sobre a ligação do cinema à música, o Doc is the New Black, sobre moda, e um outro de filmes falados em português.

O Porto/Post/Doc decorre de 28 de novembro a 03 de dezembro e mantém o objetivo de "exibir filmes à procura do real e das suas diversas dimensões".

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular

Pub
Pub