Feira Internacional da Cortiça de 30 de maio a 02 de junho em Coruche

Coruche, Santarém, 21 mai 2019 (Lusa) -- A FICOR - Feira Internacional da Cortiça vai realizar-se de 30 de maio a 02 de junho, em Coruche, concelho do distrito de Santarém que reivindica "a liderança de um setor fulcral para a economia local e nacional".
Publicado a
Atualizado a

Com a 11.ª edição a coincidir com o décimo aniversário do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, o certame vai dar destaque ao papel desta estrutura "na valorização do montado de sobro como nicho ecológico e económico de grande valor e enquanto elemento agregador de toda a fileira da cortiça", refere uma nota do município.

A decorrer no Centro de Exposições, no Parque do Sorraia, e no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, na zona industrial, a feira vai ser inaugurada ao final da tarde de 30 de maio pelo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.

Reivindicando para si o título de "capital da cortiça", Coruche quer "reforçar e consolidar" a posição da região do Ribatejo e Alentejo e do país "na fileira da cortiça no contexto internacional", assumindo a liderança no setor.

O sobreiro, "enquanto símbolo nacional", vai ser o tema central das conferências e debates que vão realizar-se no Observatório, com realce para o papel desta espécie para o ecossistema e para o combate às alterações climáticas.

Além dos espaços dedicados à fileira da cortiça, a FICOR oferece outros motivos para uma visita, como as provas de vinho no espaço Wine & Cork, destinado a "fortalecer a ligação do vinho à cortiça" e onde acontecem as Conversas sobre o Vinho, com o 'sommelier' e crítico de vinhos Manuel Moreira, ou o espaço Sabores do Montado, dedicado à gastronomia, com destaque para os cogumelos, espargos, túberas e também para a bolota.

No primeiro piso do edifício situado no Parque do Sorraia vai estar patente a exposição "Cortiça -- Moda e Inovação", que mostra os últimos 10 anos do desfile de moda "Coruche Fashion Cork" e, em "grande destaque", o "maior vestido de fio de cortiça, com 17 metros de comprimento, concebido pela Casa Grigi, pioneira no uso de fio de cortiça em vestuário".

O programa de espetáculos do certame inclui um momento de 'stand up comedy' com Rouxinol Faduncho, concertos com Olavo Bilac e Raquel Tavares e o desfile de moda "Coruche Fashion Cork", que este ano conta com a participação especial do designer Ricardo Andrez.

Durante o certame serão ainda exibidos os projetos e ideias candidatas ao concurso de Ideias e Criatividade, no âmbito do projeto PROVERE "Montado de Sobro e Cortiça".

Assinalando o Dia da Criança (01 de junho), que coincide com o Dia do Sobreiro, será lançada uma campanha de promoção da reciclagem de rolhas de cortiça, "Rolhas por um Sobreiro", realizada pelo município em parceria com a Quercus.

Passeios pedestres pelo montado, a realização da Corrida das Pontes e da Família e uma corrida de toiros, lidada a solo pelo cavaleiro coruchense João Ribeiro Telles Jr., a encerrar o certame, são outras atividades programadas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt