O Porto Tasty, que começou por ser um blogue, foi criado por nove estudantes -- cinco portugueses, dois espanhóis e dois brasileiros - do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto..Eduardo Ribeiro, um dos responsáveis do projeto, falou à agência Lusa do projeto que se distingue de outros semelhantes por "ser um projeto universitário, que se dedica a divulgar unicamente a gastronomia do Porto, é composto por elementos de diferentes nacionalidades e feito em idiomas diferentes, que é uma coisa que realmente não se vê muito". .O projeto tem um blogue no qual se dá a conhecer diferentes tipos de pratos e costumes gastronómicos do Porto, através de rubricas escritas semanalmente que estão disponíveis em três idiomas diferentes (português, inglês e espanhol) para atingir uma vasta audiência.."O nosso objetivo é conseguir ter uma audiência. O brasileiro era um público que queríamos também captar, tem uma maior população, foi onde nos quisemos focar", destacou Eduardo Ribeiro..Direcionado para a comida típica portuguesa, o projeto foi sugerido por um professor da unidade curricular de Públicos e Audiências, que propôs como tema a divulgação e promoção da cidade do Porto como destino gastronómico. .O nome "curto" e "simples", que "fica no ouvido", surgiu numa das reuniões do grupo que optou pelo inglês para chegar a um público "mais internacional", confidenciou o responsável..Para além do 'website' o projeto está acessível nas redes sociais e, com apenas um mês de existência, conta já algum 'feedback' do público.."À medida que vamos andando, conseguimos ter algum feedback, sugestões. Por exemplo, o 'instagram' agora também já está a ter uma audiência maior, já temos mais seguidores, que começam a comentar as nossas fotos, a dizer que já estiveram naquele sítio e que gostaram" frisou..De acordo com o estudante, o Porto Tasty promove também o turismo, salientando que para alcançarem "mais audiência" não se podem restringir a "contactar restaurantes ou blogues sobre gastronomia", mas também exploram "blogues de turismo"..Um dos parceiros do projeto é o Viagem Livre, uma plataforma brasileira, onde o Porto Tasty publica artigos para aumentar a audiência..Para Eduardo, a expansão "ainda é algo a pensar", seria "realmente uma boa opção [e] uma forma de ter mais pessoas a contribuir".."Já estivemos a pensar em não cingirmos ao Porto centro, mas também ir para os arredores, por exemplo, Amarante, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, mas para já, o objetivo é captar mais audiência e os turistas vindo para cá interessam-se mais pelo Porto cidade" revelou..O financiamento do projeto é feito pelos próprios alunos, uma vez que não têm apoios porque, contou, para já "não se justifica".