Empresas portuguesas do setor alimentar usam prémios para entrar no mercado britânico

Algumas marcas portuguesas vão usar os prémios recebidos a nível internacional para procurar entrar no mercado britânico do setor alimentar, através da participação na feira Speciality and Fine Food Fair.
Publicado a
Atualizado a

Vencedora de duas distinções 'Great Taste' no Reino Unido atribuídas a dois produtos da gama de aperitivos, 'Nuts Original Gin & Tonic' e 'Nuts Original Wine & Champagne', a Líder Partner quer encontrar um distribuidor que faça chegar os seus artigos aos consumidores britânicos.

As embalagens incluem o selo atribuído após a votação de uma série de especialistas e que dão prestígio ao produto, o que motivou o presidente-executivo da empresa, António Guterre, a fazer uma primeira participação nesta feira.

"Queríamos aproveitar que temos os prémios para tentar entrar neste mercado através de um grande distribuidor", explicou à agência Lusa.

Atualmente, a Líder Partner já faz 90% das vendas no estrangeiro, sobretudo na Europa, onde a Bélgica é o principal mercado, e Médio Oriente, tanto para hotéis, cafés e restaurantes como para lojas.

O volume de vendas em 2016 ficou abaixo dos 500 mil euros, porém este ano já cresceu mais de 75%, revelou António Guterre.

Também o Azeite Angélica quis aproveitar os prémios recebidos nos últimos meses em Espanha e no Reino Unido para estimular o interesse de potenciais clientes.

O produtor, Gonçalo Rosa da Silva, realça o facto de o azeite, feito com variedades exclusivamente portuguesas, ter, por enquanto, uma produção anual de 6.000 garrafas, da qual 20% é exportada para Suécia e Polónia.

"O objetivo é aproveitar os prémios para aumentar a internacionalização para o Reino Unido e EUA", vincou.

Ao contrário da Líder Partner, que se apresentou individualmente, o Azeite Angélica apresentou-se no espaço da Associação para a Promoção da Gastronomia e Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade (Agavi).

O espaço de 35 metros quadrados foi organizado pelo projeto Tasting Portugal, que promove produtos de gastronomia portuguesa no estrangeiro e é financiado por fundos europeus e nacionais, nomeadamente o programa Compete 2020.

A Speciality and Fine Food Fair, que começou no domingo e terminou hoje, atrai anualmente cerca de 700 expositores internacionais e centenas de visitantes profissionais.

Ao todo, participaram 13 empresas portuguesas: A Tarte, Azeite Angélica, Cacao di Vine, Casa do Vale, Chocolates dom Jose, Meethink (que representou cinco marcas), Instaclean, Jose Gourmet, Likori & Aromatikus, Nuts Original, Papaolive, Pinhais & Companhia e Prisca.

As exportações de produtos alimentares para o Reino Unido atingiram no ano passado o valor de 220,3 milhões de euros, cerca de 6,2% do total vendido por Portugal, tendo registado uma subida marginal de 0,3% relativamente a 2015.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt