Breves - Sociedade

Notícias breves de Sociedade:

Estágio do Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes começa este fim-de-semana

A equipa portuguesa de futsal DiabPT United inicia este fim-de-semana, em Guimarães, o estágio de preparação para o Campeonato Europeu para pessoas com Diabetes que decorrerá de 16 a 23 de julho, em Bucareste.

O grupo português é formado por elementos do Núcleo Jovem da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (NJA) e da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) e participa pela quinta vez nesta competição.

O objetivo deste tipo de iniciativas, segundo a coordenadora do NJA, é incentivar a prática de atividade física, fator determinante para a terapia da diabetes tipo 1 e prevenção e tratamento da diabetes tipo 2.

AMI Alimenta chega aos supermercados

Produtos de consumo básico com o rótulo "AMI Alimenta", um projeto solidário da organização não-governamental portuguesa Assistência Médica Internacional (AMI), começaram a ser vendidos em cerca de 150 lojas.

As receitas líquidas da venda dos produtos AMI Alimenta, que privilegiam a produção nacional, revertem inteiramente para os projetos da AMI de combate à pobreza em Portugal.

O objetivo do projeto é responder a três vertentes de sustentabilidade: económica, porque contribui para a produção nacional; ambiental, porque reduz a pegada ecológica com a minimização das deslocações dos produtos que são produzidos e consumidos em Portugal e social, porque luta contra a pobreza canalizando os fundos angariados para os equipamentos sociais da AMI.

Prémio Nacional de Gastrenterologia 2016 atribuído a colite microscópica

O Prémio Nacional de Gastrenterologia 2016 foi atribuído a Joana Torres, médica gastrenterologista do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, pelo trabalho "Expressão do recetor Farnesóide X na colite microscópica: um possível papel na fisiopatologia da doença".

A colite microscópia é uma forma de doença inflamatória intestinal idiopática, associada a diarreia não sanguinolenta, afetando especialmente doentes idosos.

Vários estudos mostraram que a maioria dos doentes responde à terapêutica com corticoides, mas estima-se que cerca de 13% dos doentes apresentem um curso recidivante com necessidade de terapêutica imunossupressora e, raramente, cirurgia.

Este prémio tem como finalidade distinguir trabalhos científicos "inéditos, de excelência no âmbito da gastrenterologia".

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular

Pub
Pub