Parem de comer Nutella para proteger o ambiente. O pedido é da ministra francesa Ségolène Royal

E já há reações. Da empresa, a Ferrero, e do ministro italiano da Agricultura: "Ségolène Royal devia pedir desculpa"
Publicado a
Atualizado a

A ministra francesa da Ecologia, Ségolène Royal, apelou esta terça-feira para que as pessoas deixem de consumir Nutella, devido ao uso de óleo de palma como um dos ingredientes principais. O óleo de palma, sublinhou, contribui para a desflorestação nos países onde é produzido.

"É preciso voltar a plantar muitas árvores porque está a acontecer uma enorme desflorestação, que também contribui para o aquecimento global", disse a ministra numa entrevista ao Canal+ na segunda-feira à noite. "Devíamos parar de comer Nutella, por exemplo, porque é feita com óleo de palma".

Ségolène Royal disse na entrevista que a Nutella deveria ser feita com outros ingredientes visto que, nos países onde se produz o óleo de palma, as árvores estão a ser substituídas por palmeiras usadas para produzir o óleo.

A Ferrero, empresa italiana que produz o creme de barrar de chocolate e avelã, emitiu um comunicado na terça-feira, citado pela Agence France Presse, em que declarou estar consciente dos riscos ambientais apresentados pelo óleo de palma. A empresa garantiu que o seu óleo de palma é produzido tendo em conta essa responsabilidade.

O ministro italiano da Agricultura, Michele Anzaldi, reprovou os comentários da ministra francesa através de uma publicação no Twitter. "Ségolène Royal devia pedir desculpa. Bastava ir ao site", diz, e acrescenta uma hiperligação para uma publicação de fevereiro no site oficial da Ferrero, cujo título é: "Para a Ferrero, apenas óleo de palma certificado, sustentável e de origem controlada".

[twitter:610824130720583680]

A BBC relembra que, em 2011, foi chumbada uma lei no Senado francês que procurava criar um imposto especial de 300 por cento sobre o óleo de palma, tanto pelo impacto ambiental do produto como pelos seus riscos para a saúde, visto ser muito calórico.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt