Fraude com cartões de crédito atinge clientes da Caixa

Milhares de clientes da CGD foram confrontados com movimentos estranhos, feitos nos últimos dias e oriundos do Brasil, com os seus cartões de crédito Visa
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Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD) foram surpreendidos nos últimos dias com pagamentos que nunca fizeram com os seus cartões de crédito, apurou o DN/Dinheiro Vivo. Os movimentos estranhos e sem autorização feitos com cartões de crédito Visa são oriundos do Brasil.

Questionada pelo DN/Dinheiro Vivo, o banco estatal "confirma que foram identificados movimentos fraudulentos com cartões de crédito com origem no Brasil". Fonte oficial garante que "foram de imediato desencadeados procedimentos com vista a garantir a sua regularização, nomeadamente junto da rede internacional VISA, o que se encontra assegurado".

Esta fraude foi detetada nos últimos dias, com clientes a serem surpreendidos com pagamentos que nunca fizeram, oriundos do Brasil. A CGD recusou dar informação sobre o número de clientes afetados, bem como sobre os montantes envolvidos, mas fontes contactadas pelo DN/Dinheiro Vivo dizem tratar-se de milhares de pessoas.

Fonte oficial da CGD garante no entanto que "os interesses dos clientes não serão afetados por esta ocorrência".

O DN/Dinheiro Vivo tentou ainda contactar a Visa Portugal mas até ao fecho desta edição não foi possível obter qualquer resposta.

Nos últimos tempos têm surgido várias notícias nos meios de comunicação social brasileiros a dar conta de um novo método fraudulento. Os criminosos, identificando-se como empregados de uma instituição financeira, ligam para casa das vítimas a questionar se fizeram determinadas compras. A vítima não reconhece esses gastos e o suposto trabalhador do banco avisa então que o cartão de crédito foi clonado, pede para que este seja cortado ao meio - mas mantendo o chip intacto - e entregue imediatamente através de um estafeta. Com os dados em sua posse, os criminosos gastam avultadas quantias. A chamada oficial do banco surge mais tarde, mas desta vez alertando para a verdadeira utilização fraudulenta do cartão de crédito.

São vários os cuidados a ter com os cartões bancários para evitar este tipo de situações, e que vão desde a consulta de extratos ao uso das caixas multibanco, passando pelas precauções com as compras feitas online.

O titular de um cartão bancário deve confirmar com regularidade se os movimentos realizados com este cartão foram devidamente registados e se os valores estão corretos. Caso detete alguma anomalia, o titular do cartão deve contactar de imediato a instituição de crédito emitente. A instituição financeira pode cancelar o cartão para impedir que sejam feitas mais operações irregulares.

Na utilização em estabelecimentos comerciais, o cartão não deve ser passado em mais do que um equipamento. Só quando a máquina indicar que a primeira tentativa foi anulada ou mal-sucedida se deve permitir que a operação de pagamento seja repetida. Já no multibanco uma das formas mais simples de fraude é a colocação de uma câmara de filmar oculta, que regista os códigos de segurança digitados pelos utilizadores, ou a colocação de um dispositivo falso colocado na ranhura de entrada dos cartões. Nas compras online, o cliente deve ter a certeza de que a página de internet em causa reúne as medidas de segurança necessárias e que o computador está devidamente protegido.

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