Octávio Machado e o jogo da mala e dos 600 mil(hões)
Octávio Machado, diretor desportivo do Sporting, chamou os jornalistas a Alcochete para denunciar algumas pressões do Benfica. Em causa o tweet do diretor de comunicação João Gabriel: "O jogo da mala segue para a Madeira. Contra tudo e contra todos."
[twitter:726870624761688065]
Depois respondeu a algumas perguntas.
Há rumores de que o Sporting dará 600 mil euros ao Marítimo para tirar pontos ao Benfica naquilo que está a ficar conhecido como o jogo da mala. O que tem a dizer sobre isto?
Foi o senhor que levantou a situação da mala? Não lhe vou responder enquanto ele não mostrar os sms's. Não vou responder. Falam em 600 mil. Devem estar a confundir com os 600 milhões do BES. Mas isso são problemas de outros que têm de resolver. Não vamos contribuir para o ruído do coro angelical de S. Gabriel
Como olha para as críticas à arbitragem?
Desde que introduziram para o futebol a comunicação da política, que é desacreditar, desacreditar, desacreditar, estão a destruir a credibilidade desta indústria. E depois dizem que são inocentes. Falar de arbitragem não desacredita o futebol. É isto que se faz agora que se coloca em causa os treinadores, os jogadores. Esta comunicação não faz falta no futebol. Para isto não vamos contribuir. Se querem falar de novas tecnologias vamos contribuir.
Tem algo a comentar sobre as poupanças de jogadores do Marítimo frente ao Estoril antes do jogo contra o Benfica?
São opções do treinador do Marítimo. Também já vos falei do Vitória de Setúbal. Até o Dr. José Eduardo Moniz veio falar nisso. O Patrick não levou amarelo? Era obrigatório levar amarelo? Era?
É possível os clubes regulamentarem as estratégias de comunicação?
Sou contra a lei da rolha em qualquer atividade. Isso era no tempo da ditadura e ela já acabou. Eu não falo desta comunicação social. Esta é bem-vinda. Eu falo da outra que está a denegrir a imagem do futebol como o fez na política. Isso para mim não contribui para esta industria. Isso é o que estamos a fazer neste clube, valorização de ativos. Um era bicampeão, o outro era o FC Porto que queria ser campeão. Vão ter de levar connosco. Hoje, claramente, ninguém tem dúvidas de que o Sporting é a melhor equipa. Ponto. Até o senhor Pinto da Costa admitiu isto. Temos a melhor equipa, a que joga mais, a que respeita mais. A nossa equipa empatou com o Tondela e nós não dissemos nada. O Vitória de Guimarães não pode querer ganhar? Então? Estamos focados nestas duas últimas jornadas. Fomos afastados da Liga dos Campeões como fomos e da Taça de Portugal como fomos. Até parecia bullying no começo do campeonato. O que nos dá prazer é o trabalho todos os dias.
João Gabriel disse que o Sporting tinha influência sobre os jogadores do Marítimo que não alinharam. E falou no jogo da mala. Qual a sua opinião sobre esta declaração?
O João Gabriel pode dizer o que quiser mas para mim não tem credibilidade nenhuma. Tem que mostrar as sms. Enquanto não mostrar não tem credibilidade.
O clima de contestação também vem de Bruno de Carvalho e dos posts no Facebook ou não identifica o presidente do Sporting com o clima que acabou de criticar?
O senhor presidente do Sporting toma as decisões que quiser.
Este ruído de que falou afeta o balneário do Sporting?
Já fizeram essa pergunta na semana passada e a resposta foi dada no Estádio do Dragão.