15 janeiro 2015 às 11h57

Dois americanos fazem escalada histórica até ao topo do El Capitan

Sem recorrer a cordas ou outras ferramentas, Kevin Jorgeson e Tommy Caldwell conquistaram o El Capitan, no parque nacional de Yosemite, Califórnia.

P.J.

Sem recorrer a cordas ou qualquer tipo de ferramenta para a escalada, apenas com as mãos, dois norte-americanos completaram na quarta-feira uma subida história até ao topo do El Capitan, no parque nacional de Yosemite, na Califórnia, Estados Unidos.

A "Dawn Wall", uma parede vertical de 913 metros, é considerada uma das escaladas mais difíceis do mundo, e Kevin Jorgeson e Tommy Caldwell foram os primeiros a completar a ascensão por esta via em escalada livre.

[youtube:w9wk39Y9Ilk]

A escalada começou a 27 de dezembro e obrigou Kevin Jorgeson, de 30 anos, e Tommy Caldwell, de 36, a passarem 18 noites em tendas suspensas. Os dois tiveram também de fazer várias paragens para recuperar das feridas da escalada - quer nas mãos, quer depois de terem sofrido quedas duras.

O maciço pode parecer uma parede lisa, mas há pequenas falhas e irregularidades que servem de apoio aos escaladores. Na escalada livre, as cordas só são usadas como apoio para garantir a segurança dos atletas, que usam apenas as mãos e os pés para subir.

Jorgeson e Caldwell passaram os últimos cinco anos a preparar esta aventura, que terminou com sucesso na tarde de ontem (por volta das 23.00, hora de Lisboa).