23 maio 2017 às 03h25

"Jesus continua a ser aposta de risco para quem quer ser campeão"

Candidato derrotado nas eleições de março quebrou o silêncio para fazer um balanço da época do Sporting. A equipa de Jorge Jesus despediu-se da temporada com um triunfo, domingo, em Alvalade, frente ao Chaves (4-1), terminando a Liga 2016/17 no terceiro lugar, que dá acesso ao play-off da Liga dos Campeões do próximo ano.

Isaura Almeida

Que balanço faz da época do Sporting?

A época foi uma grande desilusão, ao contrário que que pensa Jorge Jesus, que na conferência de imprensa disse não estar desiludido porque o Sporting há 15 anos que não é campeão e por isso foi só mais um. É óbvio que foi uma desilusão, nunca foi feito um investimento tão grande, além disso havia enorme expectativa depois do 2.º lugar da época passada. E se o ano passado tivemos o fator positivo que foi a valorização de alguns jogadores, este ano, tirando Bas Dost e Gelson Martins não cresceram. Além disso, houve uma série de contratações que não pegaram e jogadores que até baixaram de produção, como o Marvin, o Schelotto e o Bryan Ruiz.

Como analisa as declarações do treinador: 'só com a Academia não vamos lá'?

Como adepto, diria que qualquer pessoa de bom senso sabe que não é só com a Academia que vamos lá, ao título. Nem percebo essa conversa do Jorge Jesus. Agora, o lembrar que o Sporting não é um clube campeão, não tem cultura de campeão, isso eu não percebo. Em que é que isso ajuda? Os sportinguistas não querem um treinador com desculpas... Ele já está a dizer que o início da próxima época vai ser complicado, com jogadores cansados das seleções. Era o que mais faltava. Ele está lá e é muito bem pago para encontrar soluções e resolver problemas, se não que faça outra coisa qualquer na vida. E ao contrário do que fez devia, sim, assumir os erros e as opções que foram tomadas. Compare-se com a época de Marco Silva, que foi despedido numa época em que fez mais pontos, acabou a época com uma defesa menos batida, e tendo ganho uma Taça de Portugal...

O projeto de Jorge Jesus está esgotado?

Não digo que seja um projeto esgotado, mas continua a ser uma aposta de risco para quem quer ser campeão. O projeto do presidente esgota-se em Jorge Jesus. Por isso é que Jorge Jesus também não pode ir embora, se não Bruno de Carvalho fica sem projeto. A grande arma das eleições foi o treinador ter-lhe dado apoio e eu dito que com isso já não podia contar com ele...

Acredita que o treinador vai fica no Sporting?

Não sei, mas é óbvio que é uma paz podre entre presidente e treinador. Aquelas declarações duríssimos de Bruno de Carvalho depois do jogo com o Belenenses, as frases de Jorge Jesus sobre terceiras escolhas. É óbvio que é uma paz podre, é óbvio que nem um nem outro estão contentes. Eu gostava de dizer que não tem nada a ver com a indemnização, que como eu disse na campanha seria possível ele sair sem ter de lhe pagar... Mas, mais do que isso acho que é preciso por ordem na casa e acabar com o Bruno de Carvalho desestabilizador da época.

Como assim?

As constantes declarações de ataque a jogadores, os post do Facebook como aquele onde até atacou os adeptos e levou à demissão de Vicente Moura, algo que me surpreendeu porque pensei que o presidente só estava rodeado de yes man. O Vicente Moura mostrou uma personalidade que não esperava, mesmo a admitir que a saía se devia não só a questões de saúde como disse o Sporting, mas também às críticas de Bruno de Carvalho às modalidades. O que mostra a cultura de mentira que está instalada no Sporting.

Esta baixa na direção, três meses após a reeleição, pode fragilizar Bruno de Carvalho?

Acho que não. A direção é Bruno de Carvalho e mais nada. Os sportinguistas votaram neste modelo de one man show, mas eu acredito que ainda vai a tempo de arrepiar caminho

Esta decisão de sair do Facebook, pode ser o primeiro passo desse 'arrepiar caminho', que fala?

É uma decisão muito positiva e sensata da parte do presidente, porque tem sido disparate atrás de disparate, mas acredito que continue a 'falar' através do diretor de comunicação. Arrasar o futsal que é das poucas equipas que nos tem dados alegrias não faz sentido. Vejo algum desnorte e falta de estratégia... Veja-se esta aliança com o FC Porto, que usou o Sporting no interesse deles. Passaram a imagem de desespero por ver o grande rival, o Benfica, não parar de ganhar.

Acredita num mandado a quatro anos de Bruno de Carvalho?

Foi nisso que os sportinguistas votaram e de forma muito clara e eu espera que cumpra os quatro anos., agora tenho a certeza que nós, sportinguistas, não vamos aguentar quatro anos como foram estes últimos três meses, não aguentámos! Eu acho que Bruno de Carvalho deslumbrou-se um pouco com os 92%, com aquele 'badamerda' e tal, e esta mudança da data da Gala do Sporting, ele julga-se acima do Sporting.

Como se vai posicionar agora? Será oposição silenciosa ou ativa?

Eu sou direto e claro e vou continuar a ser. Vou ter sempre cuidado para não prejudicar o meu clube e ser acusado de desestabilizador. Vou gerir os meus timings. Eu estive calado até ao final da época, mas é importante que haja uma voz que alerte para aquilo que deve ser feito. Não é destruir é criticar, na esperança que treinador e presidente consigam endireitar o barco.

Mas estamos a falar de uma espera de quatro anos até um novo ato eleitoral...

Eu não estou a medir... Ao contrário de muitos eu avancei por convicção, não estive a contar soldados e generais. Não tenho esse vetor estratégico, racional, digo aquilo que acredito e não a pensar que pode vir a se bom no futuro e se voltar a ser candidato.

Das promessas eleitorais do atual presidente, que o venceu nas eleições por (92% contra 8%) qual espera ver cumprida?

A promessa de ganhar dois campeonatos... Como se pode prometer uma coisa destas? Valeu tudo para ganhar as eleições, agora vai ter de cumprir!

Largou o emprego na Câmara do Comércio para ser candidato à presidência do Sporting, o que faz atualmente?

Tenho estado a fazer trabalho de consultoria. Recebi um convite mas tinha como exigência largar completamente esta vida do Sporting, que é uma enorme paixão e não dá para me desligar. Eu acho mesmo que foi fundamental eu ter aparecido se não íamos ter Bruno de Carvalho reeleito com 100%. O que seria uma vergonha para um clube democrática como o Sporting.