Massive Attack voltam com mensagens políticas
Não é uma novidade a integração de mensagens políticas no espetáculo (e, consequentemente, na música) apresentado pelos Massive Attack em palco e nem o contexto de festival os demoveu da sua demanda, como foi perceptível na primeira noite da 20.ª edição do Super Bock Super Rock.
Visualmente apresentaram um espetáculo bastante complexo, apoiando-se muito no trabalho desenvolvido em seis grandes ecrãs que se encontravam atrás da banda, aliado a um jogo de luzes também ele rebuscado e em sintonia com o ambiente tenso da banda.
Tudo começou com uma sucessão rápida de logótipos de grandes empresas, onde se cruzaram símbolos da Portugal Telecom, BPI, BES, Vodafone, entre outros. Passaram pela descrição de medicamentos e por citações de políticos traduzidas em português, nomeadamente de George W. Bush.
Pouco foi dito ao público, sendo que a interação entre banda a plateia fazia-se, acima de tudo, através dessas mensagens de cariz político que a banda quer passar com a sua música.
Leram-se, durante a célebre Safe From Harm (single retirado do primeiro álbum da banda, Blue Lines, de 1991), uma série de palavras de ordem em português, primeiro sem qualquer ordem, mas a pouco e pouco foram-se formando frases que eram também elas autênticos incentivos sociopolíticos, como "todos os seres humanos nascem livres e iguais", "nós somos iguais perante a lei" e "todos têm direito à liberdade".
A banda passou por várias fases da sua discografia. Martina Topley-Bird foi uma das vozes mais presentes, tendo interpretado o célebre Teardrop, uma das primeiras canções recebidas com mais entusiasmo pelo público. Já Angel contou com a presença do veterano do dub Horace Andy. Deborah Miller também esteve presente em palco ao lado do líder Robert '3D' Del Naja e restante trupe dos Massive Attack.
Ainda que a música do grupo de Bristol não convide a um ambiente de festa efusiva como habitualmente se vive em festivais de verão, ainda assim foi possível criar um grande entendimento entre público e banda.
Já no Palco EDP Panda Bear (Noah Lennox, dos Animal Collective) presenteou o público do Super Bock Super Rock com um dos melhores momentos musicais do festival, com um alinhamento composto somente por inéditos que vão figurar o seu próximo álbum de estúdio (que sucederá a Tomboy), que mostram como a relação com as paletas eletrónicas e a escola do minimalismo continua ainda mais depurada na sua música, mantendo também uma sensibilidade pop no meio de um ímpeto pela experimentação. Panda Bear é, sem dúvida, um dos mais idiossincráticos músicos do nosso tempo.
O primeiro dia de concertos terminou com os irmãos Disclosure a transformarem o recinto da Herdade do Cabeço da Flauta numa grande pista de dança ao ar livre, apesar dos problemas técnicos que enfrentaram durante o single White Noise.