"Salvador tem uma voz relaxada, afinada e extraordinariamente musical"

"O facto de a canção vencedora ser portuguesa e em português contribuiu muito para meu entusiasmo", afirmou Caetano Veloso

Caetano Veloso, artista incontornável da música popular brasileira, surpreendeu todos quando, no sábado à noite, publicou um vídeo no Facebook dando o seu apoio a Salvador Sobral. Ao DN explicou porquê.

O cantor, que terça e quarta-feira estará em Lisboa para dois concertos no Casino Estoril, estava ontem no Luxemburgo para um espetáculo. E entre o teste de som e o início do concerto, aceitou responder a umas perguntas do DN, via e-mail, sobre o cantor português.

Costuma ver o Festival da Eurovisão ou foi exceção?

Nunca tinha visto e, na verdade, nem me lembrava da existência desse festival. Pierre Aderne, um amigo brasileiro que vive em Lisboa, me mandou por e-mail um vídeo de Salvador cantando Amar pelos Dois e fiquei maravilhado. Primeiro, nem me dei conta de que era no Festival Eurovisão.

Porque decidiu publicar o seu vídeo de apoio ao Salvador Sobral?

Tendo chegado ao Luxemburgo, fui ver a TV do quarto de hotel e o canal em que o aparelho estava ligado passava o festival e, nele, uma lista de concorrentes com trechos das atuações. Quando vi Salvador fiz uma festa de elogios e Paulinha Lavigne, que estava comigo, ficou curiosa. Vimos vários outros números e a contagem da votação. Paulinha pediu que eu repetisse o que tinha dito sobre querer que Salvador vencesse, em inglês e em português. Ela gravou no telefone dela e postou.

O que tem de tão especial a canção e a interpretação de Salvador Sobral?

Achei lindo o que ouvi. Salvador tem uma voz relaxada, afinada e extraordinariamente musical - e um estilo muito elegante e espontâneo. Além disso, a canção que ele apresenta é diferente do padrão atual. Não tem os tiques que fizeram dos musicais da Broadway uma chatice desde os anos 1970: tudo parece hino protestante. Amar pelos Dois tem o refinamento da canção urbana pré-Jesus Cristo Superstar. E resulta mais moderna do que as modernices ultrapop da maioria das outras concorrentes - e dos números de caloiros em programas tipo The Voice, The X Factor ou American Idol.

Acha que o Salvador Sobral pode ter uma carreira na música ou poderá ser só um epifenómeno?

Ele está pronto para cantar. Sempre.

Considera que esta vitória ajuda à divulgação da língua portuguesa?

Sem dúvida, o facto de a canção vencedora ser portuguesa e em português contribuiu muito para meu entusiasmo. "Minha pátria é a língua portuguesa."

Vê nesta canção uma inspiração brasileira? Há quem diga que se assemelha a uma valsinha brasileira...

Para mim, é uma bela valsinha. Sou brasileiro. Não sei se isso prova o que está em sua pergunta.

O Salvador Sobral disse no sábado à noite que o seu vídeo de apoio vale mais do que mil vitórias da Eurovisão. Como vai ter concertos em Portugal, poderemos esperar um encontro Caetano Veloso--Salvador Sobral?

Tomara.

Relacionadas

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular

  • no dn.pt
  • Artes
Pub
Pub