Quadro de Basquiat vendido por quase 100 milhões de euros

A obra é da autoria do norte-americano Jean-Michel Basquiat e foi vendido em Nova Iorque pela leiloeira Sotheby's

Um quadro do norte-americano Jean-Michel Basquiat foi vendido na madrugada desta sexta-feira pelo valor de 99 milhões de euros, um recorde para uma obra de um pintor dos EUA pintada depois de 1980, num leilão da Sotheby's em Nova Iorque.

A obra Untitled (Sem Título) reflete um crânio negro sobre um fundo azul e foi bastante disputada durante dez minutos pelos interessados. Tem as dimensões de 1,83 x 1,73 metros e é o novo recorde do artista: em maio do ano passado, um quadro de Basquiat tinha sido vendido, então pela Christie's, por 51 milhões de euros.

"Jean-Michel Basquiat entrou no panteão de artistas cujas obras comandaram preços acima dos 100 milhões, incluindo Picasso, Giacometti, Bacon e Warhol" disse o responsável pelo Departamento de Arte Contemporânea da Sotheby"s em Nova Iorque, Gregoire Billault.

A base de licitação da obra recordista era de 51 milhões de euros, tendo esta atingido quase o dobro num leilão que atingiu uma duração pouco vulgar, inclusivamente pela disputa mano a mano entre dois potenciais compradores, com um deles presente na sala e outro a acompanhar as incidências por telefone. O japonês Yusaku Maezawa, fundador da empresa de comércio eletrónico Start Today, levou a melhor.

"Quando vi a pintura, fui atingido pelo entusiasmo e gratidão do meu amor pela arte", confessou Maezawa, que tenciona exibir o quadro no seu próprio museu, no Japão, depois de emprestá-lo a instituições e exposições de todo o mundo.

O colecionador japonês acrescentou que espera que a peça "traga tanta alegria para os outros" quanto para ele.

A pintura estava fora da esfera pública desde 1982, altura em que foi comprada por um anónimo por menos de 19 mil euros.

Jean-Michel Basquiat, norte-americano de ascendência porto-riquenha, morreu há três décadas, vítima de overdose, e construiu muita da sua reputação pelos graffiti que desenhava nas paredes das ruas de Nova Iorque.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Relacionadas

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular