Israel entrega ao Egipto relíquias faraónicas que entraram no país ilegalmente

São duas tampas de sarcófagos egípcios, uma datada entre os séculos X e XVII antes de Cristo (a.C.) e a outra entre os séculos XVI e XIV a.C.
Publicado a
Atualizado a

O Ministério das Relações Exteriores de Israel entregou ao embaixador egípcio em Telavive duas relíquias antigas que remontam aos tempos faraónicos e que entraram ilegalmente no país

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores refere que se trata de duas tampas de sarcófagos egípcios, uma datada entre os séculos X e XVII antes de Cristo (a.C.) e a outra entre os séculos XVI e XIV a.C..

Estas antiguidades foram roubadas do Egipto e introduzidas clandestinamente num país terceiro antes de chegarem a Israel, onde foram confiscadas pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA).

O diretor-geral do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Dore Ouro, manifestou confiança de que a entrega dos objetos antigos impulsione a cooperação bilateral no domínio do património histórico, bem como em outros campos de interesses comum para o benefício de ambos os países.

Por sua vez, o embaixador do Egipto em Telavive, Hazem Khairat, destacou os esforços feitos pelas autoridades de Israel em devolver os objetos ao local de origem, esperando que seja transferido o resto das antiguidades egípcias introduzidas ilegalmente em Israel.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt