Harvey Weinstein declara-se inocente

Harvey Weinstein, de 66 anos, é acusado dos crimes de violação, ato sexual de relevo, abuso e má conduta sexual
Publicado a
Atualizado a

O antigo produtor de Hollywood apresentou-se em tribunal nesta terça-feira em Nova Iorque e declarou-se inocente quanto às acusações de violação e atos sexuais criminosos.

Harvey Weinstein, de 66 anos, é acusado dos crimes de violação, ato sexual de relevo, abuso e má conduta sexual por ter violado uma das alegadas vítimas e ter forçado outra a fazer-lhe sexo oral. O seu advogado, Benjamin Brafman, que considera a acusação de violação "absurda", "pôs em causa a credibilidade das duas alegadas vítimas e disse estar confiante de que o seu cliente conseguirá limpar o seu nome", contava nesta terça-feira o jornal The Guardian.

Uma das alegadas vítimas, que não foi identificada publicamente, diz ter sido violada por Weinstein num quarto de hotel. Brafman, o advogado, diz que os dois tiveram uma relação de sexo com consentimento mútuo durante vários anos depois da alegada violação. Outra das alegadas vítimas é a ex-atriz Lucia Evans, que afirma ter sido obrigada a praticar sexo oral a Weinstein no gabinete deste em 2004.

As acusações a Weinstein resultam de uma investigação feita por um Grande Júri de Manhattan (Nova Iorque). O produtor, que foi expulso da Academia e despedido da sua produtora, a Weinstein Company, que depois anunciou estar a entrar num processo de falência, entregou-se numa esquadra em Manhattan no final do mês passado e acabou por sair em liberdade com monitorização eletrónica depois de pagar uma fiança de um milhão de dólares.

Fora dos tribunais, Weinstein também já foi acusado de assédio e crimes sexuais por mais de 70 mulheres, com relatos que se estendem ao longo de décadas. As atrizes Kate Beckinsale, Lysette Anthony e Gwyneth Paltrow estão entre as mais conhecidas. As atrizes Rose McGowan, Daryl Hannah, Annabella Sciorra, Dominique Huett, Natassia Malthe, Brit Marling, Salma Hayek, Lupita Nyong'o, Heather Graham, Lena Headey, Zoe Brock, Cara Delavigne, Lea Seydoux, Mira Sorvino e Angelina Jolie, assim como a produtora Mimi Haleyi, e muitas outras mulheres, revelaram vários episódios em que Weinstein tentou tirar partido da sua posição como produtor para se aproximar delas. Em alguns dos casos há acusações de abuso sexual.

Na cerimónia da última edição do Festival de Cinema de Cannes a atriz Asia Argento declarou publicamente: "Fui violada por Harvey Weinstein aqui".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt