Contos Completos de Beatrix Potter editados pela primeira vez em Portugal

A edição acontece quando se celebram os 150 anos do nascimento da autora inglesa, anunciou a Pim!, uma nova chancela das empresas editoriais Ponto de Fuga e Europress

"A presente edição em quatro volumes reúne a totalidade dessa produção, muita da qual permanecia inédita em língua portuguesa", disse à Lusa fonte editorial.

O primeiro volume da Obra Completa, traduzido por Eugénia Antunes e Paulo Rêgo, é apresentado no dia 28 de julho, pelas 18:30, no El Corte Inglés, em Lisboa, pela escritora Isabel Stilwell.

Segundo a mesma fonte, a nova chancela - Pim! -, "que é um piscar de olho a Almada Negreiros", remetendo para o Manifesto Anti-Dantas (1915), conta publicar os restantes três volumes "até ao Natal".

"O 2.º volume sairá em setembro, o terceiro, em outubro, e, o quarto, em novembro", disse à Lusa a mesma fonte.

"O primeiro volume tem uma introdução com a inspiradora história da senhora Potter, de autoria de Vladimiro Nunes", adiantou a mesma fonte.

Segundo informação da nova chancela, Helen Beatrix Potter nasceu em Londres, a 28 de julho de 1866, no seio de uma família da alta burguesia inglesa, tendo sido educada "de acordo com as rígidas convenções da sociedade vitoriana". Não frequentou a escola, e estudou em casa com precetoras.

"Apaixonada pela natureza e por animais, Beatrix Potter inspirou-se num coelho de estimação para escrever e ilustrar o seu primeiro livro infantil".

"A história do Pedro Coelho", publicada em 1902, foi, desde logo, "um fenómeno de popularidade, vindo a tornar-se um dos grandes clássicos da literatura infantil do século XX".

A autora está traduzida em 36 línguas e contabiliza mais de 45 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, segundo dados da Pim!.

Ao longo de quase três décadas, Beatrix Potter, que faleceu aos 77 anos, a 22 de dezembro de 1943, publicou 23 pequenos livros, escritos e ilustrados por si.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular

  • no dn.pt
  • Artes
Pub
Pub