A literatura e a invenção do amor

A Academia das Musas, José Luis Guerín
Publicado a
Atualizado a

Onde acaba o documentário e começa a ficção? Velha questão cinematográfica e cinéfila que a história dos filmes vai retomando e, por assim dizer, reinventando.

O espanhol José Luis Guerín gosta de a reformular num misto de precisão realista e distanciação irónica (lembremos o magnífico Comboio de Sombras, lançado em 1997). Agora, Guerín coloca em cena o quotidiano de um professor de filologia da Universidade de Barcelona que discute com as suas alunas as relações do amor com a linguagem (foi a literatura que inventou o amor, diz-se a certa altura...), envolvendo-nos num turbilhão de factos e emoções, palavras escritas ou faladas, que desemboca num conto moral sobre o masculino e o feminino: será que o papel amoroso, sexual e simbólico das mulheres foi, historicamente, a maior parte das vezes, dito e escrito por homens?

Eis um filme fascinante que nos ajuda a compreender a futilidade dos mais recentes super-heróis: aqui, o verdadeiro efeito especial é o desejo de conhecer e a vontade de compreender. E a sua velocidade é vertiginosa.

[youtube:FCojmuhS0oc]

Classificação: ****

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt