A "Gata das Botas" de Beatrix Potter esteve escondida mais de 100 anos

O desenho original de Beatrix Potter para a Gata das Botas

Um conto inédito da autora inglesa vai ser editado em setembro.

A história da Gata das Botas foi escrita por Beatrix Potter há mais de 100 anos, que a deixou inacabada

Há dois anos a editora Jo Hanks, da Random House, encontrou uma referência à sua existência numa carta de Potter para o seu editor, em 1914. A autora referia a história de "uma gatinha preta bem comportada que na verdade leva uma vida dupla" e mencionava um manuscrito ainda não publicado. Uma pesquisa nos arquivos de Londres do Victoria & Albert Museum, que tem grande parte do espólio de Potter, permitiram encontrar três manuscritos em cadernos escolares, um desenho a cores de Kitty-in-Boots e um desenho a carvão do vilão, Mr. Todd.

Outras cartas no arquivo de Beatrix Potter mostram que a autora tencionava terminar este conto mas ele foi sucessivamente interrompido. Em 1914 começou a Grande Guerra, depois morreu o pai de Beatrix e ela, que tinha casado há pouco, começou uma nova vida, tomando conta da sua quinta. Potter morreu em 1943.

"Este é um dos melhores contos de Beatrix Potter", diz a editora Jo Hanks. "Tem duplas identidades, vilões e uma série de outras personagens que também aparecem noutros contos, como Mr Tod, Mrs Tiggy-Winkle, Ribby e Tabitha Twitchit." Até Peter Rabbit (Pedrito Coelho) faz uma aparição.

Como a história original não estava ilustrada, Quentin Blake foi convidado a ilustrar esta história, a partir dos desenhos originais. O novo livro será publicado no Reino Unido, EUA e Canadá em Setembro.

Uma das ilustrações de Quentin Blake para o novo livro

Esta é também uma boa forma de assinalar os 150 anos do nascimento da autora, que se celebram a 28 de julho. Beatrix Potter é uma das mais conhecidas autoras inglesas de livros infantis, com as suas histórias protagonizadas por animais - como a D. Pata Choca, a Rã Jeremias, o Velho Gato Manhoso, a D. Picotina, o coelhinho Benjamim e muitos outros. A sua vida foi contada no filme Miss Potter, de Chris Noonan (2006), com Renée Zelwegger:

Relacionadas

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular

  • no dn.pt
  • Artes
Pub
Pub