A Força acaba de despertar... no cinema São Jorge
O cinema São Jorge encheu-se de fãs da Guerra das Estrelas esta quarta-feira, para a antestreia nacional do novo filme da saga. O sétimo filme de Star Wars, "O Despertar da Força", retoma a história 30 anos após os acontecimentos protagonizados por Luke Skywalker e Han Solo, e muitos fãs não escondiam o entusiasmo antes de entrarem na sessão, com início às 21.30.
Entre Nuno Markl, que não se mascarou mas optou por uma T-shirt temática, e personalidades como Iva Domingues ou Nilton, os VIP misturaram-se com fãs vestidos dos pés à cabeça das suas personagens preferidas. Um Bobba Fett conversava com um Stormtrooper ao cimo das escadas e amigos ensaiavam combates de sabre de luz.
"É um regresso às origens", diz João Carreira, fundador do braço português do grupo de fãs 501st Legion.
Vestidos a rigor com blusões do grupo que inclui fãs de todo o mundo, os membros da Legião marcam presença entre VIP e geeks mascarados. Para João Carreira, o novo filme é especialmente marcante por se tratar também, em parte, de um regresso aos efeitos especiais tradicionais que foram usados nos primeiros filmes da trilogia, os episódios IV, V e VI, por oposição aos efeitos digitais que predominam nos filmes mais recentes, lançados no virar do século.
[artigo:4939662]
"O Despertar da Força" estreia esta quinta-feira em 150 salas por todo o país, aquilo que a administradora da NOS Susanna Barbatto chamou de "o máximo possível". Reconhecendo a importância nostálgica da saga para quem cresceu com ela, disse ao DN: "Não queremos que ninguém fique excluído" de ver O Despertar da Força no cinema.