Zon Optimus abre consulta para atribuir conta de meios
A Zon Optimus vai avançar com uma consulta ao mercado para encontrar a sua futura agência de meios, apurou o Dinheiro Vivo.
A operadora tem, neste momento, duas agências de meios, a Initiative e a Arena que trabalhavam as contas da Zon e da Optimus, respectivamente. Mas após a fusão entre as duas empresas de telecomunicações, no mercado discutia-se a eventual necessidade da Zon Optimus concentrar a gestão do seu bolo de investimento numa só agência de meios.
Ao que o Dinheiro Vivo sabe, a decisão, hoje aprovada, acabou por ser avançar com uma consulta ao mercado. A agência que ganhar a conta será responsável por um bolo de investimento que, até outubro (dados mais recentes da MediaMonitor) representa 162 milhões de euros. Os valores são a preços de tabela (não estão contemplados os descontos praticados pelos media aos anunciantes) mas dá uma noção do peso que a conta da agora Zon Optimus tem no mercado.
Leia também: Zon Optimus. Hugo Figueiredo é o novo diretor de comunicação e marca
Antes da fusão, a Zon Multimédia e Zon Lusomundo fecharam o ano passado na 7ª e a 22ª posição do ranking de anunciantes da Media Monitor, com 84,4 e 42,4 milhões de euros de investimento. Já a Optimus era o 9º maior anunciante, com um investimento a preços de tabela de 75,6 milhões de euros.
Este ano, certamente também fruto da fusão, a Zon Multimédia e a Zon Lusomundo desceram a sua posição no ranking, para a 11ª e a 30ª posição. Até outubro, dados mais recentes do ranking MediaMonitor, o investimento da Zon Multimédia caiu 11,43%, para os 65 milhões de euros, enquanto o da Zon Lusomundo recuou 23,64%, para os 30 milhões.
Já no caso da Optimus, a operadora fechou outubro como o 10º maior anunciante, tendo o investimento subido 4,6%, para 67 milhões de euros face a janeiro/outubro do ano passado.