Caldeirada Escassa de Sardinha e uma côdea de broa, descrita na obra “Uma campanha Alegre”
Caldeirada Escassa de Sardinha e uma côdea de broa, descrita na obra “Uma campanha Alegre”DR

As referências gastronómicas de Eça inspiram menu no Douro

“A Cidade e as Serras”, “Os Maias” ou “Uma Campanha Alegre” são o mote para este menu idealizado pelo chef André Carvalho, disponível até ao fim do mês.
Publicado a
Atualizado a

A celebração dos 20 anos da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, no Douro, arrancam esta sexta-feira, dia 18, com um menu inspirado nas referências gastronómicas presentes na obra de Eça de Queiroz.

“A Cidade e as Serras”, “Os Maias” ou “Uma Campanha Alegre” são o mote para este menu idealizado pelo chef André Carvalho, disponível até ao fim do mês.

Deste menu fazem parte a “Caldeirada Escassa de Sardinha e uma côdea de broa”, descrita na obra “Uma campanha Alegre” e que é servida com o Quinta Nova Rosé 2024; a “Fava Rica”, de “Os Maias”, harmonizada com o Quinta Nova Reserva Touriga Nacional 2022, o “Pregado com molho holandês e espargos”, do livro “A Capital”, que chega à mesa com o Grainha Branco 2023.

De “Ecos de Paris” surge ainda a “Codorniz trufada com creme de alcachofras”, na companhia de Quinta Nova Reserva Terroir 2023, e, finalmente, da obra “A Cidade e as Serras” resulta o “Arroz-doce em pirâmide com caldo de cereja e frutos secos”, sobremesa harmonizada com Quinta Nova Vintage Porto 2022.

O menu, servido no Terraçu’s Winery Restaurant, tem um preço de 135 euros por pessoa (com harmonização incluída).

Durante este ano, em que também se comemoram os 180 anos do nascimento de Eça de Queiroz, estão previstas mais iniciativas para celebrar o 20.º aniversário da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt