A cereja do Fundão na mesa dos chefs

A Rota Gastronómica da Cereja do Fundão leva este delicioso fruto a vários restaurantes de Lisboa e do Porto, que passam a incluir nos seus menus ofertas preparadas com o mesmo. Quem puder ir à região da serra da Gardunha pode experimentar iguarias nos restaurantes, pastelarias e até bares locais.

"Estamos num ano em que temos muito boa produção de cereja e isso vai seguramente ajudar a fazer as delícias de todos". A frase é do presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, a propósito do arranque de mais um evento para promover o produto, e faz todo o sentido para a iniciativa que já está a decorrer em vários restaurantes de Lisboa e do Porto. Até dia 2 de julho, uma série de espaços estão a apresentar nos seus menus pratos originais com o famoso e delicioso fruto. É a Rota Gastronómica da Cereja do Fundão.

Os restaurantes Fortaleza do Guincho (chef Gil Fernandes), FOGO e LOCO (chef Alexandre Silva), Hotel Albatroz (chef Frederic Breitenbucher), In.Vulgar (chef Hélder Martins), Prado (chef António Galapito), Suba (chef Fábio Alves), Tasca da Esquina e Taberna da Esquina (chef Vítor Sobral), são os restaurantes da zona de Lisboa que têm agora, na época da cereja, pratos em que esta fruta está presente.

Na zona do Porto, se é fã de cereja, então deve dar um salto a um destes espaços: Almeja (chef João Cura), DOP (chef Rui Paula), REAL by Casa da Calçada (chef Hugo Rocha), Euskalduna e Semea (chef Vasco Coelho Santos) e Pedro Lemos (chef Pedro Lemos).

Esta é uma das iniciativas da Campanha da Cereja do Fundão, que arrancou no início do mês e que se prolonga até ao fim de julho e que tem como objetivo reforçar o valor da Cereja do Fundão - uma fileira que já representa mais de 20 milhões de euros por ano na economia local - e promover atividades ligadas ao turismo e à gastronomia, fazendo da região um local atrativo para visitar durante o verão. Este ano uma das novidades é uma parceria com plataformas de distribuição alimentar em Lisboa (Bolt Food, Glovo e Uber Eats) através das quais é possível comprar cereja e ter o produto entregue no domicílio de forma rápida e segura.

Depois da Festa da Cereja, e além da Rota Gastronómica, pode ainda ir até à Serra da Gardunha e degustar várias iguarias em restaurantes, pastelarias e bares da região no Festival Gastronómico Aqui Come-se Bem - Sabores da Cereja. Camarão com molho de iogurte e cereja, maminha grelhada com arroz de feijão e molho de cereja e ervas aromáticas, cabrito assado com jus de cereja, mil folhas de polvo com cerejas glaceadas e rebentos de coentros, tiramisu de cereja, pastel de cereja, pastel de nata de cereja ou daiquiri de cereja são algumas das propostas a experimentar.

A par disso, a campanha mantém eventos como os voos de balão, as visitas a pomares, as viagens em comboios turísticos ou o apadrinhamento de cerejeiras. O município propõe ainda uma visita à Cerejeira dos Desejos: basta escrever o seu sonho e pendurar o seu sonho.

sofia.fonseca@dn.pt

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG