Violino tocado enquanto Titanic se afundava foi vendido por 1,06 milhões de euros

Publicado a
Atualizado a

O violino tocado pelo chefe da banda do Titanic para acalmar os passageiros enquanto o navio se afundava foi hoje vendido em leilão por 1,06 milhões de euros.

O violino partia de uma base de licitação entre os 200 a 300 mil euros, mas a sua venda bateu o valor recorde para uma só peça de memorabilia do Titanic. Há dois anos o modelo do Titanic usado no inquérito do naufrágio foi vendido por mais de 248 mil euros.

"É uma peça histórica remarcável", disse Andrew Aldridge, leiloeiro da Henry Aldridge and Son. "Sou leiloeiro há 20 anos e nunca vi um item provocar tranta emoção nas pessoas", disse citado pela Associated Press.

O instrumento pertenceu a Wallace Hartley - um dos sete músicos que, enquanto o Titanic se afundava, tocava hino "Nearer, My God, To Thee" (Mais perto de ti, Senhor) para tentar

acalmar os passageiros à medida que subiam para os salva-vidas - e foi encontrado amarrado ao seu corpo após o naufrágio do navio no Atlântico Norte. O violino - um presente de noivado - tinha uma inscrição da noiva de Hartley, Maria Robinson.

Saiba mais sobre a história do Violino aqui.

Considerado perdido durante décadas, o violino foi encontrado no sótão de uma casa no noroeste de Inglaterra em 2006, tendo a sua autenticidade sido questionada. Algo só resolvido sete anos depois.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt