Vacina da Moderna com bons resultados em ensaios com pessoas mais velhas

A vacina da Moderna pode gerar anticorpos a adultos mais velhos semelhantes aos que foram observados em indivíduos mais jovens, revela estudo.
Publicado a
Atualizado a

A Moderna, uma das empresas que lidera a corrida por uma vacina contra a covid-19, divulgou os resultados do seu ensaio clínico da fase 1 que sugerem que se trata de um fármaco seguro, tendo gerado uma boa resposta imunológica num grupo de 40 adultos mais velhos.

As conclusões dos ensaios feitos a pessoas com mais de 56 anos, com base em dados provisórios, publicadas na terça-feira no The England Journal of Medicine, indicam que a vacina da Moderna, a mRNA-1273, "pode gerar anticorpos neutralizantes em idosos e adultos mais velhos em níveis comparáveis aos que foram gerados em adultos jovens", referiu Tal Zaks, diretor-médico da empresa norte-americana.

"Dada a maior morbidade e mortalidade de COVID-19 em adultos mais velhos e idosos, estes dados dão-nos otimismo em demonstrar a proteção do mRNA-1273 nesta população", afirmou ainda o responsável da Moderna.

Os efeitos secundários detetados, leves a moderados e de curta duração, são quase semelhantes aos provocados pela vacina da gripe dada em grandes doses, referem os especialistas. Dor de cabeça, fadiga, dores no corpo e calafrios foram alguns dos efeitos adversos observados.

Os resultados agora publicados mostram um quadro mais completo no que se refere à segurança da vacina em adultos mais velhos, um grupo de risco que está mais exposto a complicações graves decorrentes da doença covid-19, provocada pela infeção do novo coronavírus.

O estudo agora publicado complementa o ensaio de segurança de Fase 1 que foi realizado pela primeira vez em pessoas com idades entre 18-55.

Foram administradas duas doses da vacina da biotecnológica norte-americana, uma de 25 microgramas e outra de 100 microgramas, em 40 adultos com idades entre 56 e 70 anos e mais de 71 anos.

Nos adultos mais velhos que receberam duas doses de 100 microgramas, com um intervalo de 28 dias, a vacina gerou uma resposta imunológica quase semelhante às observadas em adultos mais jovens.

À Reuters, um dos autores do estudo afirma que estes resultados são tranquilizadores. Isto porque a imunidade tende a enfraquecer com a idade, explicou Evan Anderson, da Universidade Emory, em Atlanta.

A vacina da Moderna é uma das que está na fase 3, a última etapa anterior à aprovação do fármaco, sendo que os primeiros resultados poderão ser divulgados até ao final do ano.

Embora os resultados tenham sido positivos, pelo menos dois participantes tiveram uma reação adversa à vacina da Moderna, disse Anderson.

Um teve febre alta, após receber a dose mais baixa da mRNA-1273, e o outro manifestou fadiga intensa que o impediu de realizar temporariamente atividades diárias, detalhou um dos autores do estudo.

"É semelhante ao que muitos adultos mais velhos vão experimentar com a vacina de alta dose da gripe. Podem sentir falta de ar ou ter febre", especificou Evan Anderson.

A Moderna é uma das farmacêuticas que assinou um acordo com a Comissão Europeia. Em agosto, Bruxelas fez saber que assegurou pelo menos 80 milhões de doses da vacina desenvolvida pela empresa norte-americana.

"Prevê-se que a Comissão disponha de um quadro contratual para a compra inicial de 80 milhões de doses em nome de todos os Estados membros da UE, bem como de uma opção de compra de mais 80 milhões de doses, a serem entregues uma vez comprovada a segurança e a eficácia da vacina contra a covid-19", afirmou a Comissão Europeia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt