NASA encontrou mais água na Lua. Próximo passo é saber se é potável

A NASA divulgou nesta segunda-feira, a descoberta "empolgante". Poderá ajudar em futuras missões espaciais.
Publicado a
Atualizado a

Foi encontrada água na superfície lunar que é iluminada pelo Sol. A NASA divulgou nesta segunda-feira a descoberta "empolgante" do Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA), que desde 2018 procurava por água na Lua. O próximo passo da investigação é descobrir se a água é potável e se poderá ser usada como um recurso natural, como acontece na Terra.

A água foi encontrada numa das crateras lunares que pode ser vista da Terra, a cerca de 382 700 quilómetros de distância. Uma das teorias da NASA revela que a água pode ter sido revelada com os impactos causados por meteoritos ou pela interação energética de partículas que foram ejetadas do Sol.

A descoberta aconteceu quase "por acaso", uma vez que a equipa estava a realizar testes de observação da Lua, segundo Naseem Rangwala, cientista da missão SOFIA - um avião Boeing 747SP modificado que carrega um telescópio de 2,7 metros e voa a uma altitude entre os 11,5 e os 13,7 quilómetros. Os resultados podem ser lidos na publicação Nature Astronomy.

Twittertwitter1320723634797699073

"Tínhamos indicações de que H2O - água, como a conhecemos - poderia estar presente no lado da Lua iluminado pelo Sol. Agora sabemos que está lá. Esta descoberta desafia a nossa compreensão da superfície lunar e levante questões intrigantes sobre os recursos relevantes para a exploração no espaço profundo", revelou o diretor da divisão de Astrofísica da NASA, Paul Hertz.

"São notícias muito boas", segundo Didier Schmitt, coordenador de exploração humana e robótica da Agência Espacial Europeia, que colabora com a NASA na construção de uma estação espacial na Lua: "Em teoria, o oxigénio e o hidrogénio na água podem ser separados para produzir combustível de foguete necessário para se viajar da Lua a Marte. Mas é importante não nos deixarmos levar pelo otimismo e ter em mente que ainda há muitos passos intermédios a serem dados antes mesmo de começarmos a colocar esses planos em ação."

Para já, os investigadores destacam a possibilidade de existirem múltiplos depósitos subterrâneos de água em estado sólido. Segundo a agência espacial, "a nova descoberta vai ao encontro dos nossos esforços de aprender mais sobre o satélite da Terra e apoia a exploração espacial". Pode ajudar os astronautas durante as viagens ao espaço e oferecer o oxigénio necessário para "uma coluna lunar".

A descoberta pode ser testada já na missão Artemis, em 2024, ano em que a NASA pensa enviar a primeira mulher ao espaço.

A existência de água na Lua, nos polos e em subterrâneos já era conhecida. O facto de esta ser mais e, provavelmente, mais comum do que anteriormente se pensava, facilitará todas as missões tripuladas planeadas ao nosso satélite natural.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt