Um planeta "em chamas". NASA mostra como o fumo e as areias no ar afetam a Terra

Aerossóis, naturais e artificiais, estão presentes nos oceanos, montanhas, desertos e ecossistemas. Satélites da NASA oferecem visão diferente, às cores, sobre como eles estão espalhados pela Terra

Através do modelo Goddard Earth Observing Forward Processing, a NASA mostra como os aerossóis pairam na atmosfera, usando cores. O resultado é um impressionante mapa do nosso planeta que parece estar em chamas.

Na imagem produzida com a data de 23 de agosto a cor azul representa os aerossóis da água salgada. A vermelha as partículas de carbono preto produzidas, por exemplo, por incêndios, emissões de fábricas e de veículos. O roxo representa partículas de poeiras. Assim, estão representados os efeitos dos incêndios que devastaram da Califórnia na América do Norte, dos três ciclones que passaram no Pacífico ou das poeiras que pairaram sobre África ou sobre a Ásia.

Existem dois tipos de aerossóis, os naturais e os artificiais, podendo essas partículas ser encontradas dos pesticidas aos fenómenos naturais. A produção dos artificiais tem aumentado com o passar dos anos com impacto no ambiente e na saúde humana.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ferreira Fernandes

A Europa, da gasolina lusa ao palhaço ucraniano

Estamos assim, perdidos algures entre as urnas eleitorais e o comando da televisão. As urnas estão mortas e o nosso comando não é nenhum. Mas, ao menos, em advogado de Maserati que conduz sindicalistas podíamos não ver matéria de gente rija como cornos. Matéria perigosa, sim. Em Portugal como mais a leste. Segue o relato longínquo para vermos perto.Ontem, defrontaram-se os dois candidatos a presidir a Ucrânia. Não é assunto irrelevante apesar de vivermos no outro extremo da Europa. Afinal, num canto ainda mais a leste daquele país há uma guerra civil meio instigada pelos russos - e hoje sabemos, como não sabíamos ainda há pouco, que as guerras de anteontem podem voltar.