Alerta de fraude. Se receber telefonema em nome da Microsoft desconfie

Centro Nacional de Cibersegurança lança alerta sobre fraude utilizando o nome da Microsoft.

O Centro Nacional de Cibersegurança lançou um alerta, na quinta-feira, sobre a tentativa de roubo de informações e/ou ataque de ransomware. "Tem-se vindo a notar um aumento de telefonemas fraudulentos em nome da empresa Microsoft, que incentivam as vítimas a instalar programas maliciosos no seu computador, com a intenção de roubar informações e/ou cifrar o conteúdo das máquinas, exigindo um resgate", lê-se no comunicado.

Além disso, os criminosos tentam "aceder a detalhes dos cartões de crédito das vítimas".

O organismo recomenda que quem for contactado deve ignorar as pessoas, não fornecer qualquer dado pessoal e que faça queixa às autoridades. Pode fazê-lo aqui.

O Centro Nacional de Cibersegurança é o órgão do Estado que tem por missão zelar para que o ciberespaço seja um lugar onde os portugueses possam navegar de forma "livre, confiável e segura". O organismo foi criado em 2014 e funciona no âmbito do Gabinete Nacional de Segurança.

Ler mais

Exclusivos

Premium

violência

Como foi possível uma tragédia destas no Sri Lanka?

Destino turístico de eleição para muitos europeus nos últimos tempos, o Sri Lanka tem um longo historial de violência e de episódios de sectarismo religioso. Mesmo assim atentado de domingo surpreendeu tudo e todos. Governo desta ilha do Índico, que está demitido pelo presidente desde outubro de 2018, acusou o grupo National Thowheed Jamath, diz que terá havido apoio externo e que alertas foram ignorados