Gripe ou covid? Alguns sintomas (e a sua ordem) podem ajudar a distinguir
Investigadores norte-americanos estabeleceram uma lista cronológica do aparecimento dos sintomas em caso de contaminação com o coronavírus, o que pode ajudar os médicos a diagnosticar de forma mais correta antes dos testes.
Depois de o mundo científico se ter dedicado a perceber quais os sintomas associados ao novo coronavírus que provoca as infeções de covid-19, ganha importância também a ordem pela qual aparecem esses sintomas, o que pode ser particularmente útil para os médicos avaliarem de forma mais precoce e eficaz a diferença entre casos de covid e meras gripes comuns.
Relacionados
Segundo o jornal belga LaLibre, investigadores da Universidade da Califórnia do Sul (USC) estudaram os casos de 55 924 pacientes chineses afetados por covid-19 e fizeram uma lista cronológica dos sintomas observados em cada paciente.
O objetivo do estudo passava por estabelecer se a sequência inicial dos sintomas era ou não semelhante em muitos deles. E os resultados, publicados na revista científica Frontiers in Public Health, tendem a provar que realmente existe um padrão semelhante no aparecimento dos sintomas.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Baseado nesse estudo, os investigadores foram, então, capazes de elaborar uma lista dos sintomas de infeção por coronavírus em ordem cronológica:
1) febre
2) tosse
3) dor de cabeça, garganta ou dores musculares
3) náusea e/ou vómito
4) diarreia
Uma ordem que, refere o La Libre, difere daquela que é mais comum em casos de gripe:
1) tosse ou dor muscular
2) dor de cabeça
3) dor de garganta
4) febre
5) náusea e/ou vómito e diarreia
O reconhecimento dessa sequência de sintomas pode ser de particular interesse para os médicos, já que doentes com influenza (gripe sazonal) ou covid-19 são difíceis de distinguir, devido a apresentarem sinais semelhantes (tosse forte, febre).
"Saber essa ordem é especialmente importante quando enfrentamos ciclos de doenças como a gripe que coincidem com a pandemia atual", disse Peter Kuhn, professor de Medicina e Engenharia Biomédica da USC.
Os sintomas habituais na constipação, na gripe e na covid
Ainda assim, o site do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, compila a informação atual disponível sobre as semelhanças e diferenças entre a gripe sazonal e a covid-19., que pode ver de forma resumida no gráfico que se segue, que inclui também a simples constipação.

© Infografia DN
De acordo com a informação disponível no CDC, tanto a covid-19 quanto a gripe podem ter vários graus de sinais e sintomas, desde nenhum sintoma (assintomático) até sintomas graves. Os sintomas comuns que a ambas as doenças compartilham incluem:
- Febre ou sensação de febre / calafrios
- Tosse
- Falta de ar ou dificuldade para respirar
- Fadiga (cansaço)
- Dor de garganta
- Nariz pingão ou entupido
- Dores musculares ou dores no corpo
- Dor de cabeça
- Algumas pessoas podem ter vómitos e diarreia, embora isso seja mais comum em crianças do que em adultos
A gripe e a covid são tão semelhantes que mesmo para os médicos de família será muito difícil distinguir uma da outra. A única maneira segura é usar um teste de diagnóstico.
Ambos têm ou podem ter tosse seca, ambos têm febre alta e mal-estar geral. A única diferença importante entre as duas doenças é que na covid-19 a ausência de olfato, anosmia, é muito comum. Mesmo muitos pacientes moderados com covid-19 têm essa perda de olfato como o único sintoma. Na covid-19, a sensação de cansaço também é muito mais frequente, o que é relatado por muitos pacientes, lembra a epidemiologista María Elisa Calle, no jornal El País.
"Outra diferença pode ser o facto de a gripe ter um início mais súbito, enquanto o covid tende a aparecer mais lentamente. Na covid-19, uma pessoa está infetada e num dia está um pouco ruim, no dia seguinte um pouco pior, no próximo pior, e então é quando aparecem a febre alta e a sensação de cansaço significativo, geralmente acompanhados pela perda do olfato. Na gripe é tudo muito mais abrupto, você acorda um dia e diz para si mesmo: "Estou tão mal, dói-me tudo!", acrescenta a especialista espanhola.
No caso de aparecimento de alguns desses sintomas, o procedimento recomendado é ligar para a linha SNS 24 (808 24 24 24).

© EPA/FEHIM DEMIR
Sinais de emergência
De acordo com as recomendações do CDC norte-americano, há sinais de emergência identificados relativamente à covid-19. Se sentir algum ou vários dos sintomas seguintes, deve procurar rapidamente assistência médica:
- Problemas respiratórios
- Dor persistente ou pressão no peito
- Estado de confusão
- Incapacidade para acordar ou ficar acordado
- Lábios ou rosto azulados