Associação Escola 31 de Janeiro aposta em educação ambiental no MediaLab DN

Os alunos da Associação Escola 31 de Janeiro inauguram o primeiro workshop como ecojornalistas deste ano letivo, trabalhando questões sobre a sustentabilidade e o ambiente

Neste workshop, o ponto de partida para a redação das notícias foi um dossier temático com conteúdos ligados à política ecológica dos R"s. Estas notícias, disponibilizadas neste dossier, têm em vista, não só as consequências do comportamento humano, bem como a importância da prevenção.

A parte prática da sessão passou pela construção de uma primeira página de um jornal temático onde todos os elementos da página (barra, manchete, destaque fotográfico e chamadas) estavam dentro do tema da ecologia, sempre relacionado com as várias editorias (Portugal, política, economia, internacional, cultura e desporto).

Estas temáticas apelaram bastante à atenção dos alunos uma vez que são atuais. A equipa do MediaLab, no decorrer da atividade, pôde aperceber-se de que os interesses gerais da turma se centravam sobretudo na preocupação com o plástico, no tema da desflorestação da Amazónia e em soluções ecológicas para o futuro.

Apostando na consciencialização dos jovens perante a pegada ecológica de cada um, estas atividades pretendem que os mesmos reflitam sobre a importância do seu papel em assuntos da sociedade, principalmente temas fundamentais como este.

Exclusivos

Premium

Legionela

Maioria das vítimas quer "alguma justiça" e indemnização do Estado

Cinco anos depois do surto de legionela que matou 12 pessoas e infetou mais de 400, em Vila Franca de Xira, a maioria das vítimas reclama por indemnização. "Queremos que se faça alguma justiça, porque nunca será completa", defende a associação das vítimas, no dia em que começa a fase de instrução do processo, no tribunal de Loures, que contempla apenas 73 casos.