1300 quilómetros. Tigre realizou a maior caminhada já registada na Índia
Especialistas acreditam que o macho de dois anos e meio estava possivelmente à procura de presa, território ou de uma companheira
Um tigre de dois anos e meio terá percorrido a maior distância de sempre de um animal da sua espécie na Índia, tendo caminhado 1300 quilómetros durante cinco meses. Especialistas acreditam que a caminha terá sido motivada pela procura de presa, território ou de uma companheira, adianta a BBC.
O tigre, equipado com um colar de rádio desde fevereiro, deixou um santuário de vida selvagem no estado ocidental de Maharashtra em junho e foi viajando de um lado para outro por fazendas, água e estradas até chegar neste fim de semana a outro santuário de vida selvagem em Maharashtra.
"O tigre está possivelmente à procura de território, comida e companheira. A maioria das potenciais áreas de tigres na Índia estão cheias e os novos tigres têm de explorar mais", disse à BBC Bilal Habib, biológo sénior do Wildlife Institute of India.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Até agora, o tigre entrou apenas uma vez em conflito com humanos, quando "feriu acidentalmente" uma pessoa que fazia parte de um grupo que estava num bosque a descansar. Por isso, as autoridades admitem que o tigre poderá ser capturado e transferido para a floresta mais próxima para "evitar acidentes indesejáveis" e porque temem perder a comunicação com o animal, pois a bateria da coleira do rádio está a chegar ao fim.
O tigre é um dos três machados nascidos de uma fémea no santuário de vida selvagem de Tippeshwar, lar de dez tigres no estado de Maharashtra.