Paulo Spranger/Global Imagens
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Trabalhadores da Autoeuropa decidem esta quarta-feira sobre aumentos de 6,4% em 2024

Votação do pré-acordo laboral que prevê aumentos de 2,6%, ou 0,6% acima da inflação, em 2025 e 2026, arrancou no dia 27 de março. Caso seja aprovado, acordo vigora até 2026.
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Termina esta quarta-feira a votação de um novo pré-acordo laboral para os anos de 2024, 2025 e 2026 na Volkswagen/Autoeuropa. O referendo aos cerca de cinco mil trabalhadores da empresa decorre desde o dia 27 de março e conclui-se esta tarde, pelas 17h.

Em causa está um pré-acordo que garante um aumento salarial de 6,8%, em 2024, e de 2,6%, ou 0,6% acima da inflação, em 2025 e 2026. A valorização percentual visa salários base, subsídios de turno e trabalho ao fim de semana. Todos os incrementos pré-acordados, em caso de aprovação, terão efeitos retroativos a janeiro de 2024.

O pré-acordo votado assegura também um prémio de objetivos anual que poderá proporcionar, em média, mais de 2 500 euros a cada trabalhador. Está tambeém previsto um prémio único, a atribuir em 2025, que deverá ser equivalente a um mês de salário, pelo lançamento do novo modelo hibrido T-Roc (a produzir no próximo ano, nas instalações de Palmela, Setúbal).

Em comunicado, a comissão de trabalhadores da Volkswagen/Autoeuropa explica que “os aumentos salariais atingidos só foram possíveis a um acordo a três anos”, sendo o principal a objetivo a paz social na empresa.

“Com os aumentos salariais sempre acima da inflação garante-se assim que emtodos os anos do acordo os trabalhadores ganhem sempre poder de compra, independentemente de a inflação subir ou descer”, lê-se no esclarecimento da comissão de trabalhadores sobre o acordo em causa, emitido no dia 1 de abril.

A estrutura liderada por Rogério Nogueira refere, ainda, que este pré-acordo surgiu das negociações com a administração da empresa, após os plenários de trabalhadores, com o objetivo de “obrigar a empresa  a ir mais longe nas negociações e assim conseguir um melhor resultado”.

“Com a instabilidade mundial a que todos assistimos, qualquer fator externo ou interno pode ser condicionador para uma futura negociação, se algo acontecer nesse sentido, este acordo a 3 anos, salvaguarda os trabalhadores da Autoeuropa, os seus rendimentos e o seu poder de compra”, lê-se.

Para comissão de trabalhadores, a ser aprovado pelos trabalhadores, este pré-acordo dará uma “garantia de estabilidade” que permite posicionar a empresa “de uma forma mais estruturada para a obtenção de um novo modelo após o Troc NF, que terá de acontecer até 2026”.

Caso seja aprovado, o pré-acordo laboral garante “um dos aumentos salariais mais altos na história da Volkswagen/Autoeuropa”, de acordo com uma comunicação interna aos trabalhadores, assinada pelo diretor-geral, Thomas Hegel Gunther. Mas, ao mesmo tempo, segundo o gestor, o pré-acordo também “dificulta a situação financeira e aumenta o custo de fábrica”, sendo que o "custo de produção da fábrica é crucial para a empresa ganhar mais um carro”.

A Volkswagen/Autoeuropa produziu  um total de 220 100 T-Roc, único modelo em produção na fábrica de Palmela, em 2024.

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