TDT. Emissor de Sines muda de canal às 16h30. Sabe o que tem de fazer?
O emissor de Sines muda esta sexta-feira às 16h30 a faixa de frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT), marcando o arranque a nível nacional da alteração da rede de emissores para libertar as faixas que serão usadas para o 5G.
A essa hora, se por acaso estiver a ver televisão, deverá ficar com o ecrã sem imagem, tendo de o sintonizar para uma nova faixa para continuar a ver os canais transmitidos através da plataforma digital terrestre. Terá de mudar a frequência do atual canal 56 para o 43.
E basta fazer isso para continuar a ver os seus canais. Não é necessário comprar antenas ou outro tipo de equipamento, nem subscrever serviços de televisão paga, alerta a Anacom. "No caso dos condomínios/edifícios que tenham instalações com amplificadores mono-canal poderão ter de os substituir", ressalva o regulador.
Caso tenha dificuldade no processo de sintonia para o novo canal pode ligar para a linha de apoio gratuita (800 102 002) onde os colaboradores do call center gerido pela Anacom, irá prestar auxílio nesse processo. Se o processo não ficar concluído dessa forma, o regulador irá agendar uma visita a casa para proceder à sintonia de forma gratuita.
Antecedendo o processo de mudança, a Anacom enviou, entre 24 e 30 de janeiro, 304 mil cartas/folhetos para a casa de todas as pessoas abrangidas nesta fase e que resume a informação relevante para se adaptarem a este processo de mudança.
Nesta primeira fase, que termina dia 27 de fevereiro, serão alterados 20 emissores, que incluem todos os do Algarve, alguns do Alentejo e o emissor de Sines do distrito de Setúbal. O processo prosseguirá depois para norte, estando prevista a sua conclusão no final de junho, de acordo com o cronograma aprovado pelo regulador.
O processo de nova sintonia dos emissores da TDT vai ser realizado por equipas da Altice Portugal, operadora que tem a concessão da rede. Mas a companhia já por diversas vezes alertou o regulador que o cronograma não será possível de cumprir, apontando para meados de julho a sua conclusão.