Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens
Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens

Três distritos sob aviso laranja devido a agitação marítima. Proteção Civil alerta para risco de inundações

Efeitos da depressão Karlotta fazem-se sentir em Portugal continental, com previsão de "períodos de chuva, por vezes forte, e persistente no Minho e Douro Litoral". Espera-se vento "com rajadas até 85 km/h e forte a muito forte nas terras altas, com rajadas que poderão atingir 110 km/h".
Publicado a
Atualizado a

Três distritos do continente estão hoje sob aviso laranja devido à agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Todos os distritos em Portugal continental estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte.   

O aviso laranja, que vai estar em vigor em Braga, Viana do Castelo e Porto entre as 12:00 e as 18:00 de hoje, deve-se a "ondas de sudoeste com cinco a 5,5 metros", referiu o IPMA, em comunicado.

Viana do Castelo está ainda sob aviso laranja devido a ventos de sul-sudoeste com rajadas até 100 quilómetros por hora no litoral e até 110 quilómetros por hora nas terras altas, entre as 12:00 e as 18:00 de hoje.

Efeitos da depressão Karlotta fazem-se sentir a partir desta quinta-feira em Portugal continental, com previsão de "períodos de chuva, por vezes forte, e persistente no Minho e Douro Litoral", segundo o IPMA. É esperado "vento moderado, predominando de sudoeste, soprando forte no litoral, com rajadas até 85 km/h e forte a muito forte nas terras altas, com rajadas que poderão atingir 110 km/h".

Poderão ocorrer inundações em zonas urbanas, cheias, deslizamentos de terra e derrocadas, acidentes na orla costeira devido à agitação marítima e lençóis de água ou acumulação de gelo nas estradas.

Face às previsões, a Proteção Civil recomenda a adoção de comportamentos adequados e das principais medidas preventivas, "em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis". 

Em concreto, é recomendada a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, a adequada fixação de estruturas soltas, bem como "especial cuidado" na circulação junto a áreas arborizadas, junto da orla costeira e a adoção de uma condução defensiva.

Por outro lado, é desaconselhada a prática de atividades náuticas e passeios à beira-mar.

A costa sul e as regiões montanhosas da Madeira também estão sob aviso laranja para precipitação, entre as 15:00 de hoje e as 03:00 de sexta-feira.

"O estado do tempo no arquipélagos da Madeira também será afetado" esta quinta-feira pela depressão Karlotta, que tem associada "uma superfície frontal fria". "Deste modo, prevê-se chuva, por vezes forte, e vento de sudoeste, moderado a forte, com rajadas até 80 km/h, sendo até 110 km/h nas terras altas", segundo a nota do IPMA.

O aviso laranja é o segundo mais grave da escala e é emitido em "situação meteorológica de risco moderado a elevado", de acordo com o IPMA.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt