Rendeiro quebra o silêncio para defender a mulher. "Foi responsabilidade minha"
João Rendeiro, em fuga à justiça no caso BPP, quebrou o silêncio para defender a mulher, atualmente em prisão domiciliária. Segundo o ex-banqueiro, Maria de Jesus Rendeiro já não deveria ser fiel depositária das obras de arte que levaram à sua detenção, na quarta-feira da semana passada, e tal situação só ainda existia por "um erro de advogado".
"Como é evidente, ela era fiel depositária só de nome. Aliás, pensava que já não era", afirmou João Rendeiro ao portal SAPO24, que conseguiu chegar à fala com o gestor em fuga. "Um advogado foi instruído para passar a guarda dos bens para meu nome. Fê-lo num processo, mas esqueceu-se de o fazer neste. A Maria ficou apenas como fiel depositária porque, na altura, eu estava no estrangeiro".
Quanto às acusações do Ministério Público de que existem obras falsificadas e de descaminho, Rendeiro assume: "O que quer que houvesse foi responsabilidade minha".
Maria de Jesus Rendeiro encontra-se neste momento em prisão domiciliária, por o Tribunal de Instrução Criminal ter considerado existir perigo de fuga, perigo de perturbação do inquérito ou a investigação e perigo de continuação da atividade criminosa. Está indiciada dos crimes de descaminho, desobediência, branqueamento de capitais e falsificação de documento.
João Rendeiro continua em parte incerta, ainda que a mulher tenha dito, ao juiz de instrução, que se encontraria na África do Sul.