A exploração dos oceanos também vai estar em debate na GLEX Summit.
A exploração dos oceanos também vai estar em debate na GLEX Summit.

O espaço e as missões que estão a revolucionar o futuro do planeta

Porto recebe este sábado a “GLEX Ignition”, para um dia dedicado à exploração espacial e à inovação. Quinta edição da Global Exploration Summit traz a Portugal a elite dos exploradores.
Publicado a
Atualizado a

As mais recentes descobertas e as novas missões espaciais que estão a revolucionar o futuro do planeta são o mote para a GLEX Ignition, evento que este sábado, no Porto, assinala a abertura de mais uma edição (quinta) da grande cimeira da exploração mundial (GLEX Summit), que traz a Portugal a alite dos exploradores.

Pela primeira vez, a cidade do Porto abre a cimeira, com um dia dedicado à exploração espacial e à inovação, que inclui como um dos pontos altos do programa “um momento único de gravação ao vivo do famoso podcast da BBC The Infinite Monkey Cage, pelo apresentador e comediante Robin Ince, com Brian Cox, físico e apresentador de programas científicos da BBC, e convidados”, anuncia a organização,  a cargo da empresa portuguesa Expanding, com a chancela e a curadoria do novaiorquino The Explorers Club.

Criada em 2019, no âmbito da celebração do quinto centenário da primeira circum-navegação do mundo, comandada por Fernão de Magalhães, a GLEX Summit tornou-se, ao longo das suas quatro edições até à data, a maior cimeira de exploradores à escala global, ao conseguir reunir um notável leque de oradores nas áreas da conservação da natureza, oceanos, Terra e Espaço, “de que são exemplo lendas vivas da exploração e investigação como James Garvin, Brian Cox, Beverly e Dereck Joubert, Fabien Cousteau, Sian Proctor, Sylvia Earle, entre muitos outros”.

Nesta edição, a elite da exploração mundial vai estar representada por nomes como Fabien Cousteau, Lee Berger, Britney Schmidt ou Tess Caswell, entre as presenças no Porto e as que se juntam depois em Angra do Heroísmo, na ilha da Terceira, onde, nos dias 18 e 19 de junho, vai ter lugar a cimeira da GLEX Summit, para discutir o poder e o futuro da exploração, do fundo dos oceanos às novas missões espaciais.

O “aperitivo”, a “GLEX Ignition”, é servido este sábado, a partir das 10.15 horas, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, com um programa recheado.

Estações espaciais e o regresso à Lua

O dia dedicado à exploração espacial e à inovação começa com a sessão “Living in Space: From Space Stations to Deep Space”, em que se irá discutir “a evolução das estações espaciais e o seu papel na preparação de missões espaciais de longa duração, assim como as implicações sociais de estabelecer habitats humanos sustentáveis para além do planeta Terra”. Segue-se “Returning to the Moon and Beyond: Exploration in the next Decade”, uma sessão onde vai ser debatida a importância do regresso à Lua, os objetivos para a próxima década lunar, os desafios e os riscos envolvidos, assim como o papel da inovação, tecnologia e empreendedorismo no avanço da indústria espacial.

Ao final da manhã, haverá tempo para falar com aventureiros e apaixonados pelo espaço, no painel “Celebrating Space Dreams: Conversations with Suborbital Pioneers”, com a presença de Sara Sabry, a primeira astronauta egípcia na missão Blue Origin NS-22, Mário Ferreira, o primeiro português a viajar até ao espaço na missão Blue Origin NS-22 e Joe Rohde, conceituado arquiteto e designer norte-americano, conhecido pelo seu trabalho de conceptualização, design e produção do parque temático Animal Kingdom, no Walt Disney World.

Ao início da tarde, o reputado paleoantropólogo Lee Berger fala sobre “Novas Descobertas sobre as Origens Humanas” e a seguir a plateia assiste então à gravação ao vivo do famoso podcast da BBC “The Infinite Monkey Cage”, com Robin Ince e Brian Cox, e os convidados especiais Mike Massimino (ex-astronauta da NASA, autor bestseller, professor universitário e personalidade televisiva), Jess Phoenix (vulcanologista, especialista em riscos naturais e fundadora de uma organização sem fins lucrativos) e Britney Schmidt (astrobióloga e oceanógrafa Polar).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt