Há uma aplicação que consegue despir pessoas numa foto através de IA
“Apaga as roupas dela. Carrega uma foto. Apaga as roupas de qualquer pessoa” e “Vê-me nua gratuitamente. Esta aplicação espantosa pode apagar tudo!”. Estas são algumas frases promocionais da publicidade a uma aplicação (app) que está a ser veiculada no Facebook e no Instagram. O alerta foi dado no domingo por duas organizações, a MiudosSegurosNa.Net e a Agarrados à Net.
Na manhã desta segunda-feira, a app "continuava ativa" e a ser promovida nas plataformas da Meta, segundo disse à Lusa Tito de Morais, fundador do projeto MiudosSegurosNa.Net.
"Até este momento ainda não tivemos qualquer feedback por parte da Meta, achámos que era importante chamar a atenção das pessoas para este tipo de situações, para que possam ser regulamentadas", referiu Tito de Morais, em declarações feitas à Lusa citadas pela RTP.
"Em vez de perderem tempo com medidas de eficácia duvidosa, restringindo as redes sociais a menores de 16 anos ou proibindo a utilização de telemóveis, era bom que os Governos se preocupassem em responsabilizar as plataformas que aprovam publicidade que na prática incentiva a cometer um ilícito, que afeta não apenas crianças e jovens, mas também adultos", denuncia Cristiane Miranda, cofundadora do projeto Agarrados à Net, referindo-se à decisão da Austrália de proibir as redes sociais a menores de 16 anos.
As duas organizações referem que "as imagens criadas com recurso a Inteligência Artificial deveriam levar uma marca de água ou outro sinal que as identificasse como sendo produzidas por IA".
Mas este caso é diferente e defendem, por isso, que "as aplicações de 'nudificação' não deveriam, sequer, ser permitidas e as empresas que as produzem deviam ser fortemente penalizadas".
Os responsáveis pelas duas organizações pedem que a Meta retire a publicidade à app e que evite esta situação no futuro.
A publicidade em causa aponta para um site, no qual o utilizador pode descarregar uma foto de uma pessoa vestida, carregar num botão para gerar, através de Inteligência Artificial, uma foto igual mas com a pessoa a surgir sem roupa.
Para se poder fazer o download da nova imagem, gerada por IA, basta o utilizador subscrever o serviço, que pode ser pago de forma mensal, trimestral, anual ou mesmo de forma vitalícia, segundo explica a Lusa.