Este pode ser o exoplaneta mais estranho de sempre

Tamanho, localização e órbita fazem deste um astro surpreendente. Medições sugerem que a sua atmosfera contém vapor de água e metano

A orbitar três estrelas a mais de 320 anos-luz de distância do sistema solar, o HD 131399Ab pode ser o exoplaneta mais estranho alguma vez encontrado. Tem uma massa quatro vezes superior à de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, e uma órbita duas vezes maior do que a de Plutão - precisa de 550 anos para dar uma volta completa.

A descoberta foi feita por uma equipa de investigadores com o VLT (Very Large Telescope) do Observatório Europeu do Sul, o maior conjunto de telescópios do mundo, a partir do deserto do Atacama, no Chile, quando procuravam planetas na órbita de 100 estrelas jovens.

Os astrónomos acreditam que o exoplaneta orbita a estrela HD 131399A, a mais brilhante, que por sua vez se move em volta de duas outras estrelas (HD 131399B e HD 131399) que orbitam em torno uma da outra com grande proximidade e rapidez.

A distância do planeta à primeira estrela tem sido considerada surpreendente pelos cientistas. O HD 131399Ab está no ponto mais longínquo possível desse astro, não sendo por pouco arremessado para o espaço pela gravidade das duas outras estrelas. "Não acreditamos que o planeta tenha sido formado onde está hoje. Não é impossível mas... é mais provável que se tenha formado noutro lugar, mais perto do primeiro Sol ou de um dos outros dois e que tenha migrado para a atual localização", explica Kevin Wagner, estudante da Universidade do Arizona responsável pelo estudo publicado na Science.

As medições em comprimento de onda de infravermelho próximo sugerem que a atmosfera do planeta contém vapor de água e metano e que o topo das suas nuvens atinge os 577ºC.

Este não é o maior planeta alguma vez encontrado, nem tão pouco o primeiro a orbitar três estrelas. A sua raridade e estranheza fica, por isso, a dever-se não às suas características individuais, mas à combinação delas (tamanho, localização e órbita.)

O HD 131399Ab é um dos primeiros e mais leves planetas a ser descoberto com o método de direct imaging, que permite a deteção de exoplanetas através da análise da sua temperatura, o que, geralmente, significa que apenas planetas quentes longe das suas estrelas possam ser encontrados (planetas mais pequenos ou mais frios passam despercebidos quando o equipamento elimina da equação a luz produzida por outros astros que não planetas.)

Os astrónomos esperam agora que o HD 131399Ab ajude a perceber a investigação das origens e do modo de formação de outros sistemas solares.

Viriato Soromenho Marques

Madrid ou a vergonha de Prometeu

O que está a acontecer na COP 25 de Madrid é muito mais do que parece. Metaforicamente falando, poderíamos dizer que nas últimas quatro décadas confirmámos o que apenas uma elite de argutos observadores, com olhos de águia, havia percebido antes: não precisamos de temer o que vem do espaço. Nenhum asteroide constitui ameaça provável à existência da Terra. Na verdade, a única ameaça existencial à vida (ainda) exuberante no único planeta habitado conhecido do universo somos nós, a espécie humana. A COP 25 reproduz também outra figura da nossa iconografia ocidental. Pela 25.ª vez, Sísifo, desta vez corporizado pela imensa maquinaria da diplomacia ambiental, transportará a sua pedra penitencial até ao alto de mais uma cimeira, para a deixar rolar de novo, numa repetição ritual e aparentemente inútil.

Maria do Rosário Pedreira

Agendas

Disse Pessoa que "o poeta é um fingidor", mas, curiosamente, é a palavra "ficção", geralmente associada à narrativa em prosa, que tem origem no verbo latino fingire. E, em ficção, quanto mais verdadeiro parecer o faz-de-conta melhor, mesmo que a história esteja longe de ser real. Exímios nisto, alguns escritores conseguem transformar o fingido em algo tão vivo que chegamos a apaixonar-nos por personagens que, para nosso bem, não podem saltar do papel. Falo dos criminosos, vilões e malandros que, regra geral, animam a literatura e os leitores. De facto, haveria Crime e Castigo se o estudante não matasse a onzeneira? Com uma Bovary fiel ao marido, ainda nos lembraríamos de Flaubert? Nabokov ter-se-ia tornado célebre se Humbert Humbert não andasse a babar-se por uma menor? E poderia Stanley Kowalski ser amoroso com Blanche DuBois sem o público abandonar a peça antes do intervalo e a bocejar? Enfim, tratando-se de ficção, é um gozo encontrar um desses bonitões que levam a rapariga para a cama sem a mais pequena intenção de se envolverem com ela, ou até figuras capazes de ferir de morte com o refinamento do seu silêncio, como a mãe da protagonista de Uma Barragem contra o Pacífico quando recebe a visita do pretendente da filha: vê-o chegar com um embrulho descomunal, mas não só o pousa toda a santa tarde numa mesa sem o abrir, como nem sequer se digna perguntar o que é...

Maria Antónia de Almeida Santos

"O clima das gerações"

Greta Thunberg chegou nesta semana a Lisboa num dia cheio de luz. À chegada, disse: "In order to change everything, we need everyone." Respondemos-lhe, dizendo que Portugal não tem energia nuclear, que 54% da eletricidade consumida no país é proveniente de fontes renováveis e que somos o primeiro país do mundo a assumir o compromisso de alcançar a neutralidade de carbono em 2050. Sabemos - tal como ela - que isso não chega e que o atraso na ação climática é global. Mas vamos no caminho certo.