Nos últimos dez anos, a Lemon Jelly cresceu e expandiu-se para mais de 40 mercados.
Nos últimos dez anos, a Lemon Jelly cresceu e expandiu-se para mais de 40 mercados.

Dias de chuva com sustentabilidade

A partir do plástico, uma matéria prima vista como menos nobre, nasceu um conceito de edições limitadas que pretende tornar acessórios como botas, sapatos, sandálias e malas mais sustentáveis. Um foco transversal a todo o plano de atividades da marca, que diz ter “novos segmentos para explorar e novidades a caminho”.
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A Lemon Jelly foi fundada no mercado português, começando desde cedo a sua aposta na sua internacionalização, em 2013. Nasce no contexto do Grupo Procalçado, hoje com mais de 50 anos no mercado. O know-how da produção e da indústria, levou o seu fundador e CEO, José Pinto, ao perceber que o panorama português estava assente na produção e manufatura, a desafiar-se a capitalizar este conhecimento técnico. “Da vontade de inovar, de forma sustentável, para a indústria e para o país, e, de certa forma, de tirar vantagem daquilo em que somos historicamente bons, para criar uma marca irreverente, que se afirma pelo design e garante inovação, tecnologia, funcionalidade e qualidade aos seus consumidores”, diz José Pedro Silva, diretor de marketing da Lemon Jelly.

“O know-how que temos na manufatura permite-nos criar e recriar. A partir de um único produto construímos vários, diferentes e pensados para consumidores distintos. Fomos apostando na inovação tecnológica, por exemplo, nas palminhas com absorção de água, que permitem um conforto ímpar, ou a utilização de materiais mais leves que permitem uma tipologia diferente de absorção de impacto. Para além disso, o posicionamento da Lemon Jelly, com um universo visual diferenciado, disruptivo, de fantasia e alegria, versátil, e a sustentabilidade que transforma o produto num statement. O aroma a limão, por exemplo, é uma parte essencial desta experiência e que ajuda a transformar os produtos Lemon Jelly em produtos versáteis, adequados ao estilo de vida atual”, explica o mesmo responsável.

José Pedro Silva considera que foram esses fatores que, ao longos dos últimos 10 anos, permitiram à Lemon Jelly “crescer e expandir-se para mais de 40 mercados” e “estar presente em clientes de grande visibilidade e notoriedade, por esse mundo fora”. “Conseguimos crescer e manter-nos fiéis ao conceito que lançou a Lemon Jelly no mercado. A marca mantém-se criativa, inovadora e cada vez mais ativa na afirmação da moda sustentável”, diz o diretor de marketing.

A coleção outono-inverno da Lemon Jelly inclui uma seleção de designs exclusivos, com “versatilidade, qualidade e intemporalidade”. Apesar das coleções serem produzidas com um stock limitado, alguns pares não encontram o seu match ao longo da estação. Por essa razão, a marca opta por “designs intemporais” e por “uma qualidade dos materiais” para que “mesmo que as botas sejam de coleções anteriores, continuem a fazer sentido hoje”. “Das cores clássicas e discretas, aos tons tendência e mais arrojados, o aroma a limão vai sempre trazer um zest de diversão a cada escolha”, diz José Pedro Silva.

Reciclar é a palavra de ordem

José Pedro Silva garante que a sustentabilidade faz “parte do ADN” da Lemon Jelly. “Como a principal matéria prima que utilizamos é o plástico, trata-se de um produto reciclável. Acreditamos que não há necessidade de destruir e vemos uma oportunidade sustentável no facto de conseguirmos transformar esse material em algo que possa ser aproveitado e a que é dada uma segunda vida. Já conseguimos incorporar na nossa produção uma parte importante do desperdício que geramos e é importante que o consumidor perceba que a reciclagem dos termoplásticos é possível”.

“Assim, além de práticos, totalmente impermeáveis e amigos dos animais (PETA approved), os nossos sapatos são, também, ecológicos e parte de uma abordagem circular ao desenvolvimento de produto. Para além disso, as nossas instalações são alimentadas com energia 100% renovável, o que corrobora esta preocupação. No entanto, não é só nestas dimensões e também no planeamento que fazemos que procuramos trazer a informação que temos do nosso consumidor e mercados para ajustar ao máximo as nossas produções, minimizando o desperdício”, acrescenta.

A marca tem a decorrer a iniciativa ‘Closing the loop’, durante a qual na compra de umas novas Lemon Jelly para substituir um par mais antigo, esse pode ser devolvido à marca. Através desta iniciativa a marca pretende oferece a possibilidade de integrar esse plástico na produção de um novo par reciclado e reforçar os pares antigos não devem ser colocados no lixo comum. E como é que os clientes podem participar? “Basta irem até à nossa loja online e preencher o formulário para devolver o par. Depois, o consumidor recebe uma confirmação via email, com um voucher de 10% de desconto, para que possam substituí-lo por um novo par de Lemon Jelly, pronto par novas aventuras”, conclui José Pedro Silva.

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