Detido em Braga homem procurado em Espanha por suspeitas de homicídio
A Polícia Judiciária deteve na cidade de Braga um "cidadão estrangeiro", de 26 anos, procurado em Espanha por suspeitas de um "crime de homicídio praticado em Alicante", divulgou esta quarta-feira a polícia de investigação criminal.
Pendiam sobre o detido "mandados de detenção europeu e internacional, emitidos pelas autoridades espanholas".
"A localização do suspeito em território nacional foi agilizada com a pronta intervenção do Ministério Público – DIAP de Guimarães (Secção Especializada de Criminalidade Violenta)", indica a PJ, em comunicado.
Foi a 14 de dezembro de 2024 que a vítima, com 37 anos, foi dada como desparecida, tendo o seu cadáver sido localizado "em meados do passado mês de janeiro, numa zona agrícola, em Rojales". "Os factos tiveram grande repercussão pública em Espanha e também no Reino Unido, tendo sido amplamente difundidos pela comunicação social dos dois países", refere a PJ.
"Desde o início da investigação das autoridades espanholas que surgiram fortes indícios da existência de crime de homicídio, com ocultação de cadáver, e do envolvimento do suspeito em tais factos, o qual, logo após os mesmos, terá fugido para países terceiros, supostamente localizados no Médio Oriente e na Ásia", lê-se na nota da polícia portuguesa.
Outro homem já tinha sido detido em Espanha pela coautoria dos crimes em causa.
O detido na cidade de Braga vai agora ser presente ao Tribunal da Relação de Guimarães, "tendo em vista apreciar a sua detenção e o pedido de extradição" para Espanha.