CP na cauda da ferrovia europeia no que toca a pontualidade

CP na cauda da ferrovia europeia no que toca a pontualidade

Estudo da ONG Transport & Environment analisou 27 empresas ferroviárias de 20 países europeus. A CP tem dos piores desempenhos no item do cumprimento de horários e está entre as cinco com bilhetes mais caros
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As reclamações dos utentes não são despropositadas. Segundo um estudo da organização não governamental Transport & Environment , que elaborou o primeiro ranking de operadoras ferroviárias europeias, a CP - Comboios de Portugal está na cauda da Europa no que toca a cumprimentos de horários e cancelamentos de comboios. A empresa portuguesa é também das cinco mais caras no que toca aos preços dos bilhetes das viagens. Mas nem tudo são aspetos negativos: a CP é elogiada pela política de reembolsos e também pelas tarifas especiais, onde obtém mesmo nota máxima.

O relatório da T&E  analisa 27 operadoras de ferrovia de 20 países da Europa, que são classificadas com base em oito critérios,  ponderados de acordo com a sua importância para os consumidores. A saber: preços dos bilhetes (25%), tarifas especiais e descontos (15%), confiabilidade (15%), experiência de reserva (15%), políticas de compensação (10%), experiência do viajante (10%), viagens noturnas e políticas de transporte de bicicletas (5% cada). 

No geral, contabilizados todos os critérios, a CP ficou na segunda metade da tabela, em 18.º lugar entre as 27 operadoras analisadas. A melhor operadora ferroviária europeia, segundo o ranking da T&E, é a italiana Trenitalia, seguida pela operadora suíça SBB e pela empresa checa Regiojet. No polo oposto, as três piores são a francesa Ouigo, a Hellenic Train (Grécia) e a Eurostar, serviço ferroviário internacional de alta velocidade na Europa Ocidental, que conecta Bélgica, França, Alemanha, Holanda e Reino Unido e cujo acionista maioritário é a companhia de caminhos de ferro estatal francesa (SNCF).

O pior desempenho da CP dá-se no critério da confiabilidade, que inclui os atrasos e cancelamentos de viagens, no qual a empresa portuguesa obtém apenas 0,4 pontos, numa escala de 0 a 10. Atrás da CP, só a Snälltåget, nova operadora ferroviária na Suécia - já a BDZ da Bulgária e a MÁV da Hungria não forneceram dados de atraso e, portanto, receberam 0 pontos para confiabilidade. A melhor ferroviária da Europa no que toca a pontualidade é a suíça SBB, seguinda da belga SNCB e da espanhola Renfe.

Bilhetes caros

A CP também não fica bem na fotografia quando o critério é o preço dos bilhetes, aquele mais valorizado pelos utentes da ferrovia no Velho Continente, sendo considerada a quinta mais cara entre as 27 analisadas, com um preço médio de 0,16 euros por quilómetro. Só na neerlandesa NS (0,17), na britânicas Avanti West Coast (0,2) e GWR (0,32) e na Eurostar (0,27) as viagens de comboio custam mais do que na operadora portuguesa. A alemã Flixtrain é a campeã dos preços baixos (0,03).

Os melhores descontos

Quando o critério é o de tarifas especiais e descontos, aí ninguém bate a CP. Segundo o ranking, a empresa portuguesa tem nota máxima (10) neste domínio, tal como outras cinco operadoras: BDZ, Hellenic Trains, Italo, Trenitalia e SJ. Em contraste, as operadoras ferroviárias de baixo custo Flixtrain e Ouigo têm as tarifas especiais menos atraentes, o que se alinha com seu modelo de negócios. A Flixtrain é mesmo a única que não oferece descontos para jovens nem para idosos.

Boa política de reembolsos

Se andar na CP é expor-se frequentemente a atrasos e cancelamentos, a empresa portuguesa compensa isso de alguma forma com uma política de reembolsos. Neste critério, a T&E considerou cinco fatores: reembolso automatizado após um atraso, política de compensação em inglês, disponibilidade online, o tempo que leva para solicitar um reembolso e a generosidade do reembolso. E também neste critério a CP se portou entre as melhores da Europa, repartindo a melhor pontuação (9.2) com a SNCB , a GWR e a Avanti.

Experiência de reserva

Com um score de 6,3, a CP consegue posicionar-se na primeira metade da tabela neste critério (12.º lugar), que analisa fatores como a política de cancelamento e de alteração de bilhetes, disponibilidade de bilhetes em plataformas de terceiros, idiomas para reservas on-line e classificações de aplicativos móveis. ASBB , Deutsche Bahn e ÖBB fornecem a melhor experiência de reserva, enquanto a ZSSK , a Hellenic Trains e a BDZ estão no fundo deste ranking.

Experiência de viagem

No que toca ao conforto e experiência de viagem, a CP fica no último terço do ranking, com um score de 6,9. Os fatores analisados neste critério têm a ver com a disponibilidade de Wi-Fi, opções de alimentação para passageiros, a presença de tomadas elétricas e a velocidade média dos comboios nas viagens estudadas. A T&E ressalva que "embora fatores como conforto e limpeza sejam importantes", não conseguiu "encontrar dados suficientes para avaliar esses aspectos".

SNCF , Trenitalia e Deutsche Bahn proporcionam a melhor experiência ao viajante, enquanto NS , Hellenic Trains e SNCB recebem a pontuação mais baixa nesta categoria.

Oito recomendações

O relatório conclui que "os serviços ferroviários na Europa não são satisfatórios" e mesmo "as operadoras líderes ainda estão longe de fornecer as condições de serviço ideais essenciais para atrair mais passageiros", deixando um conjunto de oito recomendações para a melhoria da qualidade na ferrovia europeia. 

A saber:

1 - A UE deve obrigar todos os operadores ferroviários a permitir que os vendedores de bilhetes revendam bilhetes em condições justas, razoáveis ​​e não discriminatórias.

2 - Operadores ferroviários devem disponibilizar bilhetes para venda com pelo menos seis meses de antecedência

3 - Os operadores ferroviários devem oferecer tarifas especiais atrativas e descontos para grupos específicos de passageiros, incluindo famílias.

4 - A UE e os Estados-Membros devem reduzir as portagens ferroviárias para diminuir os custos operacionais e apoiar novos serviços ferroviários e a concorrência.

5 - A UE e os Estados-Membros devem reduzir o IVA nos bilhetes de comboio para reduzir os preços dos bilhetes para os consumidores

6 - A UE e os Estados-Membros devem investir na manutenção, atualização e digitalização da rede ferroviária para melhorar a confiabilidade.

7 - A UE e os Estados-Membros devem incentivar os operadores ferroviários a renovar o material circulante existente e a adquirir novos comboios, especialmente para serviços noturnos.

8 - Os operadores ferroviários devem compensar os viajantes por atrasos superiores a 15 minutos e reembolsar integralmente os bilhetes quando os atrasos excederem 60 minutos.

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