Calor no fim de semana. Temperaturas podem chegar aos 32 graus no continente
Já não falta muito para o verão, começa oficialmente em junho, mas as temperaturas que se esperam para este fim de semana já são típicas da estação do calor, sol e praia, podendo chegar aos 32º Celsius no domingo.
O tempo quente já se fez sentir durante a semana, esta sexta-feira não é exceção com uma "pequena subida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro", sendo que está previsto que Beja chegue aos 30º Celsius e Santarém e Setúbal aos 29º. Lisboa deverá ficar pelos 27 graus de máxima e Porto pelos 24º, de acordo com a previsão, consultada na manhã desta sexta-feira, no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Mas para este fim de semana as temperaturas podem ultrapassar mesmo os 30º Celsius em algumas regiões de Portugal continental.
Para este sábado, prevê-se "céu pouco nublado ou limpo" e uma "pequena subida da temperatura máxima, exceto no Algarve", segundo o IPMA, dando conta de que, no mapa de Portugal, Beja deverá ser amanhã o distrito mais quente do continente, esperando-se que chegue aos 31º Celsius.
As previsões apontam que os termómetros atinjam os 30 graus em Santarém e Évora, os 29º em Lisboa e Setúbal e os 28º em Braga. Para o Porto também se espera dia de céu limpo, com 24 graus de temperatura máxima.
Também no domingo, Beja é o distrito que se destaca nas previsões do IPMA, já que se espera uma temperatura máxima de 32 graus. Nesse dia, o calor também se vai sentir em particular em Castelo Branco (31)º e Évora (30º ), assim como em Faro (30º), Setúbal e Portalegre ( 28º e 27º). Lisboa deverá chegar a uma temperatura máxima de 25 graus e Porto irá atingir 22º.
Para o dia de domingo, o IPMA prevê para o território continental "céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade no interior Norte e Centro durante a tarde", sendo que o vento deverá ser fraco a moderado do quadrante norte.
Espera-se "pequena subida da temperatura mínima nas regiões do interior
Norte e Centro", assim como "pequena subida da temperatura máxima no Algarve".
No arquipélago da Madeira, a previsão aponta para períodos de céu nublado, aguaceiros fracos na vertente norte e nas terras altas hoje e no sábado e vento fraco a moderado.
No Funchal as temperaturas vão variar entre os 19 e os 25 e no Porto Santo entre os 18 e os 23.
O IPMA prevê para o arquipélago dos Açores para hoje e para o fim de semana céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca ou chuvisco e vento geralmente fraco.
Nos Açores, as temperaturas vão oscilar entre os 16 e os 25 graus
Quase todo o país com risco muito elevado de exposição à radiação UV
Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores estão esta sexta-feira e no fim de semana em risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), ainda segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A ilha Terceira, nos Açores, é a única região do país que escapa a um nível muito elevado, ficando-se por elevado.
Também durante todo o fim de semana, Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão em risco muito elevado de exposição à radiação UV.
No arquipélago dos Açores no sábado, São Miguel vai estar com níveis elevados, Faial e Terceira elevados e Flores moderado.
No domingo, o arquipélago dos Açores está em risco muito elevado, com exceção das Flores que está em risco elevado.
Para hoje e para os próximos dias, recorde-se, está prevista subida de temperatura para a generalidade de Portugal continental.
A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo.
Para as regiões em risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol.
No que diz respeito a regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.
O IPMA recomenda para as regiões com risco elevado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’ e protetor solar.
Com Lusa