O CEME em pleno voo (em baixo)
O CEME em pleno voo (em baixo)

Aos 63 anos, o Chefe de Estado-Maior do Exército salta de paraquedas

O general Mendes Ferrão quis prestar homenagem aos finalistas do curso de paraquedistas do Exército. Foi o primeiro salto militar do CEME.
Publicado a
Atualizado a

O Chefe de Estado-Maior do Exército (CEME) fez na manhã desta sexta-feira o seu primeiro salto militar com os 38 finalistas do curso de paraquedistas.

O general Eduardo Mendes Ferrão, com 63 anos, assistiu aos últimos saltos de abertura automática que conferem aos militares a ambicionada boina verde.

Os formandos a prepararem-se para o salto no Aerodromo Militar de Tancos  (Brigada de Reação Rápida)
Os formandos a prepararem-se para o salto no Aerodromo Militar de Tancos (Brigada de Reação Rápida)DR

"Cada momento testou os limites físicos e mentais destes militares que escolheram servir Portugal a partir do ar, integrando uma força de elite preparada para atuar nos teatros de operações mais exigentes", refere em comunicado o Exército.

Mendes Ferrão já tinha saltado de paraquedas em 1980 num curso de paraquedismo desportivo, num total de 10 saltos - 45 anos depois fez o seu primeiro salto em contexto militar a partir de um avião da Força Aérea Portuguesa.

O CEME é do curso de Infantaria e tem 43 anos de serviço, tendo sido promovido ao atual posto em março de 2023.

Desempenhou funções de comando, entre outros, no 1.º Batalhão de Infantaria Mecanizado da Brigada Mista Independente, como comandante de Pelotão de Morteiros Pesados e como comandante de Companhia de Atiradores e Comandante; como 2º comandante na Brigada de Intervenção e na Brigada Mecanizada.

Participou na Kosovo Force (KFOR), Operação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) naquele território, como Comandante da Reserva Tática Terrestre do Comandante da KFOR, e na República Centro Africana, como Deputy Force Commander da United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in the Central African Republic (MINUSCA).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt