Sociedade
28 novembro 2021 às 21h58

OMS: Não há indícios de que a Omicron provoque casos mais graves

O grupo de estudo salientou que "compreender o nível de severidade da variante Omicron pode levar vários dias ou semanas".

DN/Lusa

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse este domingo que ainda não há indícios de que a variante Omicron provoque casos mais graves de covid-19 ou com sintomas diferentes das estirpes anteriores.

Embora a taxa de internamentos devido à covid-19 tenha aumentado nos últimos dias na África do Sul, o país onde a nova variante foi detetada pela primeira vez, "isto pode ser o resultado de um aumento geral das pessoas infetadas, e não apenas de infeções específicas com a variante Omicron", refere um comunicado do grupo de peritos consultivo da OMS para a monitorização da evolução do coronavírus SARS-CoV-2.

Por outro lado, muitas das primeiras infeções pela variante Omicron reportadas são de estudantes universitários, "jovens que tendem a sofrer formas mais moderadas da doença", observaram os peritos.

O grupo de estudo salientou que "compreender o nível de severidade da variante Omicron pode levar vários dias ou semanas".

Os peritos acrescentaram que a variante parece aumentar o risco de reinfecção (a hipótese de uma pessoa que já teve covid-19 voltar a contrair a doença), mas que "não é ainda claro se é mais contagiosa".

Sobre a resposta dos tratamentos contra a covid-19, os cientistas observaram que os corticosteroides e os antagonistas da interleucina-6 (IL6) parecem continuar a ser eficazes em pacientes graves, não havendo ainda conclusões sobre a resposta das vacinas existentes à variante Omicron.

A Omicron, cujos primeiros casos foram detetados há 15 dias e que é motivo de preocupação devido às mais de 30 mutações que foram identificadas, foi considerada uma "variante de preocupação" pelo grupo de peritos da OMS na sexta-feira, exigindo uma monitorização especial por laboratórios de todo o mundo.

Tópicos: COVID-19, Sociedade