Sociedade
05 dezembro 2021 às 13h39

ASAE encerra três estabelecimentos noturnos por não cumprirem regras contra a covid

A ASAE realizou esta noite uma ação de fiscalização em restaurantes, discotecas e bares para averiguar o cumprimento das regras de combate à covid. Dominada Operação Outbreak, resultou na suspensão de três estabelecimentos e na instauração de 33 processos.

DN

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, na última noite, a Operação Outbreak, "com enfoque para estabelecimentos de restauração, bares e discotecas, tendo como principal objetivo fiscalizar o cumprimento das regras aplicáveis no atual contexto da pandemia", refere uma nota de imprensa da estrutura.

Visitaram estabelecimentos no Porto, Braga, Chaves, Coimbra, Viseu, Covilhã, Lisboa, Cascais, Estoril, Santarém, Almeirim, Évora e Faro, tendo sido fiscalizados 82 operadores económicos. Em resultado desta ação, determinaram a suspensão imediata de atividade de três casas: um restaurante, um bar e uma discoteca. Em causa, a violação das regras definidas pela Direção-Geral de saúde de combate a propagação do SARS-CoV-2.

Instauraram, também, 33 processos de contraordenação. As principais infrações foram "a falta de observância do dever de verificação, por parte dos responsáveis dos estabelecimentos, do certificado digital ou testes covid-19 e, por parte dos clientes, o não cumprimento do dever de apresentação e detenção de Certificado Digital COVID da EU".

As operações contaram com a colaboração da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública.