Sabe (mesmo) qual é a velocidade da sua net? Anacom renova app NET.mede

Desde que a primeira versão do serviço NET.mede foi lançada em 2013 foram realizados mais de 3 milhões de testes pelos utilizadores.
Publicado a
Atualizado a

Sabe mesmo se a velocidade de internet que contratou com o seu operador está a ser entregue? Para ajudar-lhe a responder a esta pergunta a Anacom renovou a aplicação NET.mede, com novas funcionalidades e ambiente gráfico, permitindo uma experiência de utilização mais intuitiva.

Desde 2013, ano em que foi lançado a primeira versão do NET.mede, foram realizados mais de 3 milhões de testes pelos utilizadores. O mesmo visa ajudar os utilizadores a monitorizar se os serviços de internet contratualizados com os operadores estão a ser efetivamente cumpridos, permitindo fazer o diagnóstico da qualidade das ligações à internet e medir a sua velocidade.

"A informação obtida através do NET.mede pode ser um elemento importante na gestão da relação dos utilizadores com o seu operador, permitindo-lhes questionar, de forma mais sustentada, a qualidade do serviço prestado", destaca a Anacom.

A app está disponível para sistema operativo Android e iOS nos smartphones, mas também para computadores com sistemas operativos Windows e MacOS. Para ter acesso a novas funcionalidades terá de fazer a atualização da aplicação e definir uma nova palavra-passe ("uma vez que os critérios para a sua criação foram alterados para melhorar a segurança dos seus dados") e autorizar o tratamento dos dados pessoais, de acordo com a nova política de privacidade, descreve o regulador.

Aos utilizadores que desejarem obter diagnósticos mais exaustivos, o regulador "recomenda a realização de vários testes em diferentes dias e horários. Para maior comodidade, a versão da app para computador permite o agendamento de testes automáticos."

"A utilização destes instrumentos de diagnóstico também fornece à Anacom elementos que ajudam a monitorizar o desempenho do serviço de acesso à Internet", destaca o regulador.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt