A Revolut aconselha os clientes a transferir dinheiro para o seu cartão, popular entre quem viaja para fora do país, em vez de carregar com cartão, para evitar custos, com os bancos portugueses a cobrarem em algumas circunstâncias..Em resposta à Lusa, Ignacio Zunzunegui, responsável da Revolut pelo desenvolvimento dos mercados português e espanhol, questionado sobre os custos que os bancos estão a cobrar para colocar dinheiro no cartão, disse que "os utilizadores têm sempre a opção, sem custos, de adicionar dinheiro à sua conta por transferência bancária"..O mesmo responsável disse que entende que muitos clientes preferem a estratégia "imediata de carregar dinheiro com cartão" ou outro tipo de opções, "mais convenientes", mas "a transferência é uma forma simples de evitar custos que os bancos poderão impor e pelos quais" a Revolut diz não ser responsável", indicou..A Lusa questionou os maiores bancos portugueses sobre este assunto, sendo que algumas instituições não responderam..O Santander deu conta das opções que tem nestes casos. "De acordo com o preçário em vigor, na rubrica de transferências de numerário", a "transferência de um cartão de débito Santander para um cartão Revolut ou semelhante está isenta de qualquer custo. As transferências SEPA [corresponde à sigla de Single Euro Payments Area, que em português significa Área Única de Pagamentos em Euros] também são gratuitas", destacou..Já se "a transferência for realizada com um cartão de crédito Santander, para um destes cartões, aplica-se o preçário de Quasi Cash em vigor, nomeadamente, 4,00%+1,00€ (Portugal e EEE) ou 4,00%+1,00€+2%+1% (resto mundo)"..O banco garantiu que, "de momento, não está em plano a alteração das comissões em vigor no preçário do banco para as operações mencionadas"..Por sua vez, o BPI, disse que "não são cobrados custos pelo carregamento do cartão Revolut (através do cartão de débito/crédito associado ao cartão Revolut, MB Way, ou transferência bancária SEPA, desde que efetuada com IBAN, em euros e com despesas share)", referindo também que "não se encontra prevista neste momento qualquer alteração de preçário neste âmbito"..O banco, questionado sobre os custos de usar os seus cartões fora do país, disse ainda que "os eventuais custos associados a cartões de pagamento no estrangeiro dependem do tipo de cartão utilizado (débito, crédito e pré-pago) e do país em questão (dentro ou fora do EEE), sendo que os clientes deverão avaliar qual a solução mais conveniente para cada deslocação", indicando ainda que "os pagamentos digitais não têm, normalmente, custos acrescidos face à utilização do respetivo cartão físico"..Por fim, fonte oficial do Banco CTT disse que não cobra custos por transferências realizadas nos canais digitais.."Neste contexto, o Banco CTT não tem custos de transferência para qualquer outra conta no sistema bancário, seja Revolut ou qualquer outra instituição financeira", destacou, referindo que, "para quem viaja, o Banco CTT não cobra qualquer custo por levantamento com o cartão de débito ou de crédito no Espaço Económico Europeu".