Mesmo quem não usa acredita que pode confiar na Uber
Bom serviço, conforto, facilidade de utilização, saber quem é o condutor e ter o seu contacto e segurança são alguns dos fatores indicados pelos utilizadores da Uber para defender que a aplicação deve ser permitida em Portugal. Num estudo encomendado pela empresa ao ISCTE, para marcar os dois anos no país, no qual foram inquiridas 900 pessoas entre os 25 e os 44 anos, 96% dos que já são utilizadores afirmaram que gostavam de ver as novas tecnologias e modelos de negócio ligados à mobilidade livres para operar em Portugal. Mais de 90% preocupam-se com o futuro da plataforma no país e 95% concordam que o governo tem um papel importante na criação de uma regulação moderna e transparente em relação a novas formas de mobilidade como a Uber.
Mas não é só entre os utilizadores que se fazem avaliações positivas a este serviço. Entre os inquiridos que nunca recorreram à aplicação, 75% concordam que podem contar com a Uber e 63% defendem que a empresa lhes transmite confiança.
[artigo:5394950]
"Os resultados obtidos, na vertente meramente descritiva, permitem concluir sobre a solidez da Uber em Portugal quanto a elementos essenciais da prestação do serviço. As avaliações são fortemente positivas, na vertente da qualidade de serviço, orientação para o cliente, experiência emocional e vínculo afetivo bem como fidelização à marca", explica Pedro Fontes Falcão, coordenador da equipa que levou a cabo o estudo Audax-ISCTE e docente da ISCTE Business School. "Esta avaliação positiva observa-se também tendencialmente entre não clientes, cuja expectativa é convergente quanto à reputação e expectativa de qualidade de serviço."
Razões pelas quais praticamente todos os utilizadores recomendaria o serviço a outras pessoas e muitos estariam até dispostos a ajudar a empresa, se necessário (75%). Não é de estranhar, portanto, que o nível de lealdade entre os utilizadores da aplicação esteja acima dos 80% e que três quartos deles gostasse de ver o seu presidente de câmara encorajar o uso de alternativas como a Uber em detrimento do carro próprio.
[artigo:5402258]
O estudo incide ainda sobre o uberGREEN - opção da plataforma que dá acesso a viagens em carros 100% elétricos, disponível em Lisboa e Porto -, revelando que 81% dos utilizadores sentem-se satisfeitos e 89% assinalam ser um serviço que diferencia a Uber de outros operadores. No universo de não-utilizadores, 79% considera positivamente a categoria de serviço e admite ser um fator de diferenciação da plataforma.
Quanto aos não utilizadores, a necessidade de associar um cartão de crédito à aplicação é o principal dissuasor (mais de 50%).
[artigo:5233461]
Plataforma de tecnologia que liga pessoas que querem viajar nas cidades a operadores de mobilidade disponíveis para as transportar, proporcionando o acesso a viagens simples, seguras e convenientes, a Uber chegou a Portugal em julho de 2014, estando já em Lisboa, no Porto e no Algarve.