Jaime Gama nomeado chanceler das ordens militares
Foi publicado esta segunda-feira em Diário da República o decreto presidencial que nomeia os chanceleres das antigas ordens militares, das ordens nacionais e das ordens de mérito civil.
Jaime Gama, antigo presidente da Assembleia da República e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, fica à frente da chancelaria das antigas ordens militares: Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito; de Cristo; de Avis; Santiago da Espada.
Manuela Dias Ferreira Leite, ex-líder do PSD e antiga ministra das Finanças, mantém-se como chanceler das ordens nacionais: Infante D. Henrique e Liberdade.
Maria Helena Nazaré sucede ao ex-ministro Luís Valente de Oliveira como chanceler das ordens civis: Mérito; Instrução Pública; Mérito Empresarial.
Marcelo Rebelo de Sousa, que é Grão-Mestre das Ordens Honoríficas Portuguesas e por isso usa a Banda das Três Ordens, nomeou os chanceleres no dia da sua posse, 9 de março.
As antigas ordens militares testemunham a tradição secular de que são herdeiras as Ordens Honoríficas Portuguesas e, atualmente, destacam "o caráter histórico que lhes está associado", informa a página da Presidência da República na Net.
As ordens nacionais correspondem a "uma realidade nova, que não herda a tradição das antigas ordens de cavalaria" e têm "enorme prestígio, pelo cunho histórico associado aos acontecimentos que assinalam", adianta o Palácio de Belém.
As ordens de mérito civil distinguem o exercício de funções públicas ou privadas, em especial na área social, na educação e no meio empresarial.